Cerca de 100 estudantes das Escolas Municipais Professora Haydée Fonseca Falcão e Anália Barbosa de Souza, em Juazeiro, participaram, nesta sexta-feira (29), de um aulão preparatório para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe). A iniciativa realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), foi voltada para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e teve como objetivo reforçar o aprendizado dos alunos em língua portuguesa e matemática.
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Anália Barbosa de Souza, Carla Sena, explicou que este foi o segundo aulão realizado em conjunto pelas duas escolas. “Esse é o nosso segundo encontro e o nosso objetivo é trazer para os nossos alunos questões e descritores, para que eles se sintam preparados para as provas do Sabe e do Saeb. Além das aulas de língua portuguesa e matemática que eles já têm semanalmente, dos simulados e movimentos que acontecem dentro da escola, os aulões vêm para reforçar o conhecimento e habilidades que eles precisam para fazer uma boa prova e elevar o percentual do nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”.
As aulas dinâmicas e descontraídas foram ministradas pela formadoras da Seduc, Lucimar Oliveira e Marcília Fernandes. “Trouxemos esse aulão como um incentivo para esclarecer dúvidas dos estudantes sobre conteúdos que identificamos que precisavam ser reforçados, além de sensibilizá-los para a importância desse trabalho e sair um pouco da rotina da sala de aula, para um momento de aprendizado prazeroso, com música e dinâmicas”, pontuou a formadora de língua portuguesa, Lucimar Oliveira.
Rafael Ramos de Souza, aluno da Escola Anália Barbosa, aprovou a iniciativa. “Gostei muito do aulão, não só de como eles organizaram esse evento para nós, mas porque é uma oportunidade que muitas pessoas não têm e a gente conseguiu reforçar o nosso conhecimento aqui”, disse o estudante. Antônia Arielle Cerqueira do Nascimento, aluna do 9º ano da Escola Haydée Fonseca, concordou com o colega. “Eu achei muito legal. Tivemos uma aula diferente. É até melhor para a gente aprender, de uma forma mais descontraída”, frisou.
O aulão aconteceu na Igreja Evangélica da Paz, localizada próxima às duas escolas, no bairro Antônio Guilhermino, e as avaliações do Saeb e do Sabe irão acontecer no período de outubro a novembro.
Texto: Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ
Fotos: Edinázio Dias