Saúde

Estudo destaca importância de monitorar distúrbios de sódio em pacientes com AVC

Um estudo realizado no Hospital Universitário (HU) da Univasf analisou a relação entre distúrbios nos níveis de sódio e a mortalidade intra-hospitalar em pacientes internados com Acidente Vascular Cerebral (AVC). O Trabalho de Conclusão de Residência (TCR), desenvolvido pela residente em Clínica Médica, Larissa Ribeiro Bessa, reforça a necessidade de estratégias clínicas para corrigir essas alterações e reduzir complicações.

A pesquisa analisou dados de 840 pacientes internados entre janeiro e novembro de 2021 e identificou que a hipernatremia (excesso de sódio no sangue) esteve presente em 4,28% dos casos, mas foi responsável por uma alta taxa de mortalidade hospitalar, atingindo 38,89%. Segundo a autora, idosos são mais vulneráveis às complicações e exigem maior atenção.

Larissa destaca que o estudo indicou que idosos são mais vulneráveis às complicações relacionadas aos distúrbios do sódio. Para a residente, o trabalho demonstrou a necessidade de utilizar estratégias mais eficazes para melhorar o cuidado dos pacientes com AVC. “Isso envolve uma abordagem multidisciplinar, com a identificação precoce de complicações e um cuidado integrado para otimizar os resultados clínicos”, reforçou.

O estudo ainda fornece dados importantes para a formulação de protocolos hospitalares que possam reduzir complicações, o que beneficia não apenas os pacientes, mas também reduz os custos hospitalares associados ao manejo inadequado dessas condições.

Compartilhe:
plugins premium WordPress