Cientistas encontraram a primeira evidência de que água salgada pode correr na superfície de Marte durante os meses do verão no planeta, de acordo com estudo publicado nesta segunda-feira.
Apesar de a fonte da água ser desconhecida, a descoberta pode influenciar os estudos sobre a possibilidade de presença de vida microbiótica no planeta mais parecido com a Terra no sistema solar.
Cientistas desenvolveram uma nova técnica para analisar mapas químicos da superfície marciana obtidos pela sonda espacial da Nasa Reconnaissance, o que possibilitou a nova descoberta.
Em uma coletiva de imprensa concedida a jornalistas e internautas, a fim de repassar mais informações sobre o assunto, cientistas da Nasa informaram que a descoberta aponta cientificamente a possibilidade de se perguntar “existe vida em Marte?” e poder realizar pesquisas. “A pergunta deixa de ser abstrata e passa a ser concreta, nós poderemos respondê-la”.
“Os resultados do estudo podem apontar para mais condições de se habitar a superfície de Marte do que se pensava”, afirmou a pesquisadora Mary Beth Wilhein. (247, com Reuters)
Blog do Banana