Evento celebra dia da Visibilidade Lésbica em Salvador nesta quinta-feira (29)

Lançamento de videocast, livro e roda de conversa compõem as atividades na Saladearte Cinema do Museu; objetivo é acolher e refletir sobre questões importantes para as comunidades sapatão, lésbica, bissexuais e trans

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A Saladearte Cinema do Museu, no Corredor da Vitória, em Salvador, será palco, nesta quinta-feira (29) da estreia do videocast do Cine-Furta Cor. O Projeto, que deriva do podcast e cineclube Furta-Cor, vai oferecer uma sessão de lançamento gratuita voltada ao público LGBTQIAPN+. “Neste ato de estreia, vamos apresentar o prólogo e o episódio 1 sobre o filme Carol, o videocast é uma animação criativa em cima dos cortes dos melhores momentos do podcast”.

O espaço também será aberto as intervenções do público sobre a obra em um bate-papo. Ocorrerá ainda o lançamento do livro de autoria de Mariana “Baseado em Filmes Reais”. Em formato e-book, a publicação é o produto que impulsionou todos os outros projetos do Cine Furta-Cor em que a multiartista está envolvida.

O formato de videocast pensado por Mariana e equipe conta com uma animação exclusiva feita pela artista plástica e mothion graphic designer Thiene Magalhães e sonorizada pelo  experiente diretor e editor de som de cinema e teatro, Elinaldo Nascimento. A artista e produtora cultural conta que a ideia de compartilhar impressões sobre os produtos audiovisuais com temática lésbica/sapatão nasceu despretensiosamente e ganhou corpo em produções diversas. “O embrião que gerou o podcast e o videocast foi o meu livro que está sendo lançado agora, decidir escrever quando percebi que era uma pesquisa que precisava estar em várias plataformas para atingir a comunidade de vários lados. Aí depois veio o podcast, depois o cineclube e em seguida tivemos a oportunidade, através da Lei Paulo Gustavo, de animar os cortes com essa iconografia sapatônica”.

A websérie produzida busca celebrar e explorar as experiências sáficas mediante uma narrativa imersiva e surrealista, provocando discussões sob uma ótica filosófica e existencial. O projeto audiovisual combina o formato de podcast com animação, para levar adiante as reflexões do “Cine Furta-cor” e proporcionar uma nova experiência multissensorial ao público. Todos os episódios do videocast serão disponibilizados gratuitamente no Youtube, bem como os episódios do podcast no Spotify.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº. 195, de 8 de julho de 2022.”

Acolhimento em grupo

Outro propósito claro do cineclube é reunir a comunidade em torno de temas sensíveis e também os aprazíveis de falar. Parte disso já acontece no Instagram do Cine-Furta Cor, mas a possibilidade de trocas presenciais anima e já atraiu centenas de pessoas nas sessões de que exibiram mais de 20 filmes desde o ano passado.

Mariana afirma que uma das ambições do projeto é a celebração da diversidade e cultura sapatão em nossa cidade. “Cada comunidade tem entendido esse lugar de voltar e de cuidar de nutrir os seus pares. Na comunidade sapatona esse movimento ainda não está ativo, pelo menos em grandes eventos que mobilizem a comunidade como um todo. Então há esse interesse e uma necessidade de nos encontrarmos. E esse evento de lançamento do videocast e do livro é uma boa oportunidade”, convoca.

Mês emblemático

Reconhecido como o mês da Visibilidade Lésbica, agosto tem duas datas marcantes para a comunidade. No dia 29 é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, a data é uma referência a primeira edição do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale) – agora Senalesbi.

Dez dias antes, no dia 19, é celebrado o Dia do Orgulho Lésbico, em referência ao levante do Ferro’s Bar, após episódio de homofobia no local que era ponto de encontro da comunidade lésbica na cidade de São Paulo.

Serviço

O quê: Lançamento do videocast Furta-Cor e do ebook “Baseado em Filmes Reais”

Quando: 29 de agosto, às 19 horas

Onde: Saladearte Cinema do Museu, no Corredor da Vitória, em Salvador

Quanto: Gratuito, sujeito à lotação do espaço

 

Related Posts