Ex-aluno e ex-professor da Facape ingressa em doutorado da UFRJ com projeto sobre analfabetismo funcional

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO ex-professor da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), João Carlos Hipólito, não consegue esconder o sorriso de felicidade por ter sido aprovado no doutorado de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). João Carlos participou da seleção composta por quatro fases, dentre elas, provas específicas, de inglês e um projeto de tese.

O professor, que atualmente trabalha na Universidade Federal do Piauí (UFPI), fez parte do corpo docente da Facape entre 2009 e 2013. O novo doutorando também foi aluno do curso de Ciências Contábeis da autarquia. Para ele, a conquista era um anseio de toda a família.

“Essa aprovação no doutorado representa um sonho que se realiza para toda minha família”, comentou. O projeto de tese de João Carlos tem por objetivo avaliar a influência do analfabetismo funcional na irracionalidade do processo decisório.

Analfabetismo funcional

O analfabetismo funcional é a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples. De acordo com o professor, representa a fragilidade das competências de decodificação instrumental, que inclui compreensão, raciocínio, resolução de problemas, comunicação, criação e transferência de conhecimento.

“Existem poucas pesquisas no Brasil sobre o tema. Os principais estudos estão localizados fora do país, sobretudo nos Estados Unidos”, disse João Carlos. Neste sentido, uma busca especializada em periódicos e congressos mostra que o ex-professor da Facape já é considerado o maior estudioso do país sobre o analfabetismo funcional na ótica contábil.

ASCOM/FACAPE

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário