Ex-paciente do CAPS Petrolina lança livro sobre cuidados com a saúde mental

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O livro “(IN)versos de uma poeta louca”, lançado por Dayanne Menezes, ex-paciente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) André do Cavaquinho, em Petrolina, representa um marco inspirador na jornada de superação e transformação pessoal da autora. O lançamento ocorreu no último dia 18 na unidade de saúde e simboliza não apenas a conquista da escritora, mas também ressalta a importância da arte como ferramenta terapêutica no processo de cura e ressignificação da dor.

O volume é uma coletânea de poemas que Dayanne escreveu durante suas crises psíquicas, que se intensificaram a partir de 2018, quando ela iniciou seu tratamento no CAPS II. A autora relata, por meio de seus versos, os pensamentos e atitudes que experimentou durante os períodos de sofrimento, além de registrar o impacto das crises depressivas que enfrentou. Ao longo do tempo, ela foi incentivada a transformar esses escritos em uma obra pública – algo que, para ela, representa a superação de suas dificuldades. “Essa publicação é uma ressignificação dessa dor, e hoje estou muito feliz com o lançamento“, declarou Dayanne.

Ao retornar ao CAPS II, agora como escritora, e não mais como paciente, Dayanne tem o objetivo de encorajar outros pacientes a usarem a arte como uma forma de expressão e libertação emocional. Ela reforçou que sua presença no CAPS II não é apenas um retorno ao local de tratamento, mas uma maneira de demonstrar aos outros usuários do serviço que a recuperação é possível. “Trazer para o CAPS foi por um motivo maior, para que os usuários aqui vissem que é possível sair daqui. É possível a gente ficar bem“, explicou.

Related Posts