Ex-presidentes da Câmara de Juazeiro são homenageados com Comenda Presidente Francisco Paulo Pinto

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemimagem2Dois ex-presidentes da Câmara de Municipal de Vereadores – Casa Aprígio Duarte Filho, Flor de Maria Ayres do Nascimento Bandeira e Crisóstomo Antônio Lima foram homenageados nesta segunda-feira (15), em sessão solene, pela celebração dos 181 anos da Casa do Povo, instituída no dia 11 de junho de 1834. Os ex-presidentes foram agraciados com a ‘Comenda Francisco de Paula Pinto’, primeiro presidente da Câmara.

Foi apresentado um vídeo com a história da Câmara desde o Império, atravessando a República até os dias atuais: projetos, reformas e mudanças político-administrativas.

“Os vereadores representam o elo entre o poder público e a população. São os vereadores que ouvem as reclamações da população, reivindicam, fiscalizam. Que são criticados quando as obras não são realizadas. São fundamentais para a manutenção da democracia”, declarou Paganini Nobre Mota, presidente do Jornal Diário da Região – Jornal de Juazeiro e ex-vereador por quatro mandatos.

O professor da Univasf, Mestre em Ciências Políticas, Vanderlei Carvalho ministrou uma palestra sobre a importância do Legislativo numa sociedade democrática e a função do legislador.

A sua trajetória parlamentar de cada homenageado foi apresentada destacando o marco em cada gestão. O ex-vereador Zó e atual deputado estadual foi lembrado pelas sessões itinerantes no interior do município. Já a advogada e a primeira e única vereadora presidente da Casa Aprígio Duarte Filho, marcou sua gestão pela construção da Biblioteca Professor Olavo Balbino e Memorial da Câmara.

Memória

A Câmara de Juazeiro foi instalada em 1834 e funcionou até dezembro de 1889 ano da Proclamação da República. “Em 26 de fevereiro de 1890, reuniu-se a Câmara Municipal em sessão extraordinária para tomar conhecimento do ofício do Governo do Estado da Bahia, comunicando-lhe haver sido dissolvida a Câmara de Vereadores e criada uma Intendência e um Conselho Municipal, ambos nomeados pelo Governo Estadual”, informou o diretor legislativo e ex-vereador Webster Morais.

O primeiro intendente de Juazeiro foi o Coronel Francisco Martins Duarte. As intendências e os Conselhos municipais funcionaram de 1890 a 1930, ano da revolução que destituiu o Presidente Washington Luís, quando foram restabelecidas as Câmaras Municipais. Segundo registros, a Câmara ainda voltou a funcionar por um breve período, de 1935 a 1937, tendo como Presidente João Batista Costa Pinto.

Após a nova interrupção, a Câmara Municipal contemporânea somente voltou a funcionar em 1948 no Paço Municipal, tendo ocupado o cargo de Presidente, mais uma vez, o Dr. João Batista Costa Pinto. Através da iniciativa do ex-presidente Samuel Ayres do Nascimento, em 15 de julho de 2000, a Câmara de Juazeiro adquiriu prédio próprio.

Na gestão do atual presidente Damião Medrado, a Câmara realiza mais uma intervenção em sua estrutura física com uma reforma no plenário colocando os vereadores em contato com a população e a construção da Sala de Imprensa Antônio Carvalho e Centro de Comunicações Osvaldo Benevides.

A Câmara também modernizou e adequou-se à realidade reformando seu Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município, e implantou a biblioteca digital para facilitar o acesso e a consulta às leis municipais.

ASCOM Câmara de Vereadores de Juazeiro

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário