Hoje (11), o blog este entrevistando com exclusividade Dora Barracão, uma petrolinense que conviveu mais de 10 anos com o Santo Dom Hélder, como ela o denominou nesse entrevista com blog.
Dora, que é neta do ex-prefeito de Petrolina João Barracão, não escondeu a sua felicidade diante desse momento de encaminhamentos da beatificação de Dom Helder. Ela, que foi uma aluna e pôde compartilhar de muitas ações desenvolvidas juntamente com o religioso, teve a oportunidade de vivenciar a forma de ajudar ao próximo através das obras sociais do OFF (Obras de Frei Francisco), de onde ela foi diretora financeira.
“Dom Hélder só fazia o bem e não tinha horário para ajudar as pessoas com seus milagres. Poderia ser de noite ou de dia, ele sempre estava à disposição do povo. Hoje eu só faço um pouquinho em relação ao social que Dom fazia, por isso que me coube essa honraria da Casa Plínio Amorim.”, comentou Dora.
Dora dispõe de muitas informações sobre a vida de Dom Helder, além de um pequeno acervo de um valor histórico incalculável. “Só um Papa Francisco tem a luz para beatificar Dom Hélder, já que ele era defensor das obras de Frei Francisco e fez muitos milagres. Ele também lutava para acabar com as desigualdades sociais e com a fome dos miseráveis do mundo. Dom era um santo.”, afirmou Dora.
Dom Helder Pessoa Câmara, cearense natural de Fortaleza – Ceará, foi ordenado presbítero em 15 de março de 1931, e em abril de 1952 teve sua ordenação episcopal oficializada por Jaime de Barros Câmara. Em 1964, foi nomeado arcebispo emérito de Olinda e de Recife e continuou durante longo anos, vindo a falecer em 1999 com 90 anos de idade. Dom Helder foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e grande defensor dos direitos humanos. Durante o regime militar no Brasil, pregava uma igreja simples, voltada para os pobres, e a não-violência. Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz.
O Vaticano deu sinal verde para o início do processo de beatificação e canonização de Dom Helder, e, em breve, o papa Francisco estará oficializando o pedido de beatificação que foi feito pela Arquidiocese de Olinda e Recife.
Reflexão: Por Dom Helder
Quanto custa o feijão.
e a farinha?
e charque
Quanto custa o café,
e o açúcar
e o pão?
Por quanto na cidade
se aluga um quarto?
Subiu o preço do ônibus?
Se fracassares neste teste, envergonha-te:
será sinal, de que estás muito longe do sofrimento de teu povo!
Blog do Banana