A equipe de reportagem do Blog do Ricardo Banana visitou na manhã desta quinta-feira (06), as obras da Ferrovia Transnordestina no município de Ouricuri. O que se pôde perceber é que as obras seguem em ritmo lento, atrapalhando totalmente o desenvolvimento regional e nacional, uma vez que trata-se de uma importante via de escoamento da produção.
Idealizada com o intuito de servir como uma solução logística integrada para atender as regiões nordeste e centro-oeste do Brasil, com foco no agronegócio e na indústria mineral, a Transnordestina está tornando-se um entrave, originando problemas que podem ser observados por quem passa pelo local. Na área é possível observar cones largados em plena estrada, entulho e muita sujeira, configurando um verdadeiro lixão no acostamento, deixando os motoristas que trafegam pelo local sem alternativa caso tenha a necessidade de parar o veículo em determinada circunstância.
A construção, de responsabilidade do Ministério da Integração, vem se arrastando desde 1997, quando houve o leilão da Malha Ferroviária Nordeste e de acordo com o projeto a previsão de início de operação era para o ano de 2013. Com um custo total no valor de mais de R$ 6 bilhões, valor já ultrapassado, a Transnordestina será uma das mais importantes vias de escoamento da produção nacional quando estiver pronta. Enquanto a construção não é finalizada, a ferrovia é mais apenas um elefante branco, onde o dinheiro público não está sendo investido da forma correta.
Blog do Banana