116
Reunião do Fórum de Secretários de Assistência Social (Fonseas) defendeu o papel estratégico dos governos locais no fortalecimento das pautas da área social
O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Edilazio Wanderley, representou Pernambuco na reunião descentralizada do Fórum de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas), realizada em Vitória, no Espírito Santo. O evento teve o objetivo de discutir o papel estratégico dos governos locais no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que, para 2023, se não houver recomposição no Orçamento da União, tem previsão de cortes de 95%, um cenário que representa menor repasse de recursos para o social em meio ao agravamento dos indicadores dessa área.
Durante a mesa “Experiências estaduais na Gestão do SUAS: Serviços e transferência de renda em contextos de emergências e calamidade”, Edilazio Wanderley fez referência ao 13º do Bolsa Família – maior programa estadual de transferência de renda do Brasil, que repassou quase meio bilhão de reais para a população nos últimos três anos –, mas também destacou a importância da atuação das equipes de assistência social em eventos de calamidade e emergência, como após as chuvas que atingiram Pernambuco entre maio e julho deste ano. Na época, o Governo do Estado atuou no pagamento do Auxílio Pernambuco.
“Foi a maior ação de transferência de renda feita por um estado no contexto de chuvas. Cerca de R$ 150 milhões foram repassados a quase 100 mil famílias em mais de 60 municípios, via Fundo Estadual de Assistência Social. Tanto nas primeiras horas depois das tragédias, quando houve o atendimento às pessoas desabrigadas e desalojadas, como nos dias seguintes, durante a execução do repasse dos valores do Auxílio Pernambuco, as equipes do SUAS tiveram forte protagonismo”, avaliou.
Nesta sexta (18), representantes de outros estados apresentaram experiências locais sobre os temas “Migração, Interiorização e o papel do SUAS”, “Ações de aprimoramento do SUAS: apoio técnico, regionalização e financiamento”, “Nordeste Acolhe e a experiência da Câmara Temática da Assistência Social” e “Gestão do Trabalho, Residência Técnica e as Escolas do SUAS”.
Imagens: Cortesia