Acontece, desde o dia 21 até 27 de outubro, no Parque de Exposição João Martins da Silva, em Feira de Santana-BA, a Exposição Estadual da Agricultura Familiar – EXPOAGRIFAM 2012, e o I Festival da Cultura da Bahia. O evento tem como objetivos a modernização da agricultura familiar, a aproximação com diversas classes de consumo, a criação de espaços para discussão das políticas públicas do segmento da agricultura familiar entre outros.
A feira conta com vários estandes, recebendo instituições de diversas atividades: Embrapa (Semiárido e Mandioca e Fruticultira), EBDA, CAR, Banco do Brasil e do Nordeste, Sebrae e empresas de máquinas e implementos agrícolas.
Uma corrente forte na Agrifam 2012 é o segmento de artesanato, feito pelos agricultores familiares. Nesta área, há diversas peças elaboradas com material de fácil operacionalização, como ferro, tecido, barro, madeira etc. Assim, os produtos originados dessa matéria-prima vão servir de adereços para embelezar os ambientes em geral: bonecas, estantes, toalhas, colchas, mesas, panos de mesa, de centro e muito mais.
A agricultura familiar é responsável por mais de 60% (sessenta porcento) da produção agrícola do Brasil, gerando emprego e renda no meios rural e urbano. Além disso, segundo o último censo agropecuário, a agricultura familiar responde por 37,8% do Valor Bruto da Produção Agropecuária nacional.
A AGRIFAM 2012 é uma realização da FETRAF (Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar) e do órum Baiano de Agricultura Familiar, com apoio do Governo Federal e do Governo Estadual.