Para comemorar os 92 anos de Rajada, distrito de Petrolina, a 70 km da sede, a prefeitura já está organizando a X Feira de Exposição de Caprinos e Ovinos de Rajada (ExpoRajada). O evento, que faz parte do calendário oficial do município, abrirá os festejos juninos e contará com uma grade de programação de festa, além da tão aguardada exposição, comercialização e concurso de animais.
A festa acontecerá de 21 a 23 de abril e terá ações promovidas pela prefeitura, envolvendo as Secretarias de Governo (Segov), Agricultura (Seagri), Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Agência Municipal do Empreendedor (AGE Petrolina) e também com a parceria da Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Rajada (ASCOPRAJ). Ainda faz parte da programação, a visita a estandes com produtos regionais, desfile cívico de escolas municipais, Guarda Civil e bandas marciais, além de concurso com premiação para expositores de animais.
A expectativa é de que a feira receba até 120 criadores, tendo já 80 inscritos. Ao longo dos três dias a expectativa é que a ExpoRajada receba mais de 60 mil visitantes. Na noite da sexta (21) a festa será por conta dos shows de Sérgio do Forró, Elisson Castro e o tradicional Toca do Vale. Para animar o sábado (22), o público vai contar com as apresentações de Adãozinho de Rajada, além da banda Magníficos, com o tradicional forró das antigas, e o cantor de renome nacional Jonas Esticado. Já no domingo (23) pela manhã a X ExpoRajada será finalizada com a realização de concursos de animais e a entrega de premiações.
“A gestão preparou com todo o carinho a programação da X ExpoRajada, importante evento para a caprinovinocultura não somente de Petrolina, como toda a região. Além de movimentar a economia local, a exposição tem como principal objetivo fortalecer o segmento de criação de caprinos e ovinos, viabilizando também contatos para melhoria genética de raças. Vale lembrar que em 2018 a manta da carne de bode se tornou patrimônio cultural imaterial de Petrolina, o que nos anima ainda mais a promover eventos dessa magnitude!”, celebrou o secretário de Agricultura Gilberto Melo.