A Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), abre oficialmente a III Jornada Estadual de Direitos Humanos, nesta terça-feira, 19, às 19h, com a Exposição “Ausências”, na Galeria Janete Costa, Parque Dona Lindu.
A exposição do fotógrafo Argentino, Gustavo Germano, traz 17 pares de fotografias que retratam a lacuna deixada por vítimas das ditaduras brasileira e argentina em suas famílias. Nelas o público vai conferir momentos dos militantes em família, e em seguida o mesmo cenário sem o personagem, desaparecido a partir de abril de 1964. O trabalho foi possível graças à participação de parentes dos mortos e desaparecidos que abriram seus álbuns de fotografias.
Entre os militantes que aparecem na exposição estão: Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, que nasceu no Recife. Preso e desaparecido no Rio de Janeiro. Luíz Almeida Araújo, irmão de Amparo Araújo, diretora de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife. Nasceu em Alagoas, mudou-se em 1957 para São Paulo, onde participou do Movimento Estudantil. Em Junho de 1971 foi sequestrado na Avenida Angélica, SP, estando desaparecido até hoje.
“Ausências” é uma iniciativa do Governo Federal, através da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, numa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos/ Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos.
Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos
Blog do Banana