O Brasil é o quinto país no mundo mais violento para mulheres. Em Pernambuco a cada 17 minutos uma mulher é vítima de violência doméstica. Petrolina é a 6ª colocada no Estado em número de casos. Os índices alarmantes e a diária violência física, psicológica, moral e patrimonial que centenas de mulheres são submetidas impulsionou a campanha “Amor sem Violência”, iniciativa do Blog do comunicador Carlos Britto, que conta com o apoio da Prefeitura de Petrolina. Lançada nesta quarta-feira (24) a campanha teve adesão de diversas entidades, entre elas a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape, que participou do evento de estreia da ação.
O presidente da Faculdade, Antonio Habib, acompanhou o evento que aconteceu no SEST/SENAT e contou com a presença do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; a vice-prefeita Luska Portela; o idealizador da campanha, Carlos Britto; a secretária executiva da Mulher da Prefeitura de Petrolina, Talita Andrade, além de membros do legislativo, secretários municipais, representantes da Secretaria da Mulher do governo do Estado e mulheres de diversas classes. A campanha tem a cantora Yara Tchê e a digital influencer Carla Rocha como embaixadoras e estampa ambas com marcas de violência pelo corpo, simuladas através de maquiagem, como forma de alertar e sensibilizar as pessoas sobre a urgente necessidade de combater atos de violência contra mulher. Um vídeo clipe, estrelado por Yara Tchê, foi produzido para ilustrar a ação.
Em sua fala, o prefeito Miguel Coelho destacou a necessidade de estabelecer políticas públicas que garantam maior seguridade à mulher vítima de violência. Miguel pontuou que muitas vítimas continuam a viver com seus agressores por não ter meios de conquistar independência financeira e emocional. Estatisticamente, mulheres com menor grau de instrução são as maiores vítimas de violência. O presidente da Facape, Antonio Habib, reitera o discurso do prefeito e pontua ainda que a violência contra a mulher perpassa também pela questão da educação. “É preciso que nossa sociedade seja educada, desde muito cedo, a respeitar a integridade física e humana do outro. Mas, especialmente aos homens, há uma necessidade maior de realizar um trabalho efetivo de educação quanto à violência contra mulheres. Acredito que a educação é o caminho para coibir os índices alarmantes de violência que convivemos diariamente”, avalia Habib. O presidente ainda parabenizou o comunicador Carlos Britto pela iniciativa. “Precisamos de mais homens conscientes e militando nesta causa”, finaliza Antonio Habib.
Denúncias
A Campanha Amor sem Violência também encoraja mulheres a denunciarem caso de agressão através do 180, central de atendimento para casos de violência contra a mulher. Para mais informações sobre a campanha acesse o www.carlosbritto.com .
Ascom Facape
Blog do Banana