A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) agora disponibiliza aos alunos, professores, funcionários e visitantes uma internet mais rápida e segura. Após um acordo com a empresa Oi, a instituição duplicou a velocidade para o acesso à rede: de 50Mbps para 100Mbps.
A ampliação foi possível após uma negociação com a empresa, que agora disponibiliza 100Mbps pelo mesmo valor antes cobrado por 50Mbps.“Nós tínhamos duas opções: renovar o contrato com a Oi ou abrir um novo processo licitatório. Então a empresa propôs dobrar a velocidade da internet de 50Mbps para 100Mbps, sem aumentar o valor do contrato. Para não entrar no processo demorado de licitação, observando ainda a otimização e economicidade do serviço, a faculdade optou por renovar o contrato com a Oi, que hoje nos oferece 100Mbps pelo preço de 50Mbps”, explicou o coordenador de redes da Facape, Marcos Matos.
A mudança aconteceu no início deste semestre e a melhoria já é perceptível. Segundo Marcos, agora os discentes podem assistir a vídeo aulas e os professores têm mais possibilidades para buscar na rede novas opções e ferramentas para suas aulas. No entanto, dois novos investimentos ainda irão melhorar a velocidade da internet: a troca para equipamentos mais modernos da rede CORE e a implantação da fibra óptica em todo o campus da faculdade.
“Estamos fechando o planejamento para mudar nossos equipamentos de rede, porque os equipamentos de que dispomos hoje já não suportam adequadamente a alta velocidade. A análise é para identificar quais dispositivos seriam ideais para a instituição, recebendo essa internet de alta velocidade e melhorando o tráfego de dados em todo o campus”, explicou Marcos.
Aprimorar o serviço
A troca do cabo para fibra começou e alguns setores e blocos da faculdade já estão ligados diretamente ao NTI (Núcleo da Tecnologia da Informação), o que aprimora o tráfego de dados, integrando a instituição. “Já possuímos muitos locais com fibra, falta apenas fazer a fusão”, informou Marcos destacando ainda a preocupação da faculdade em aprimorar o serviço de internet.
“Ampliamos a rede Wi-Fi no início do ano, agora a velocidade e a troca dos cabos por fibra. Os investimentos acontecem com frequência e acompanham o ritmo de crescimento da faculdade e as necessidades do corpo acadêmico. A informação digitalizada passa a ocupar um papel central em nossas interações sociais, no mercado, na faculdade e no dia a dia”, ressaltou.
Ascom
Blog do Banana