Família de criança autista pede apoio para tratamento em Portugal

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

ESSE É O IAN CALEBE MARIANO FREIRE, ELE ERA UMA CRIANÇA PERFEITAMENTE SAUDÁVEL, ALEGRE, ESPERTO, COMPORTAMENTO NORMAL ATÉ UM 1 ANO DE IDADE. FOI QUANDO NOTAMOS QUE NÃO MAIS INTERAGIA, NÃO OLHAVA NO OLHO NEM TÃO POUCO ATENDIA QUANDO CHAMÁVAMOS, ACORDANDO SEMPRE NO MEIO DA NOITE E CHORANDO COMPULSIVAMENTE.

EM NOSSA 1ª CONSULTA O MÉDICO SUSPEITOU DE CARA QUE SERIA AUTISMO, PORÉM O MÉDICO PARA NOS ACALMAR DISSE QUE SE REALMENTE FOSSE, NÃO NOS PREOCUPÁSSEMOS POIS SERIA BEM LEVE, E COM ISSO LOGO COMEÇAMOS O TRATAMENTO. O TEMPO PASSANDO E O NOSSO PEQUENO NÃO DESENVOLVIA E NEM EVOLUÍA, E A SITUAÇÃO FOI FICANDO CADA VEZ MAIS DIFÍCIL E A CADA DIA ELE SE TORNAVA UMA CRIANÇA MAIS AGITADA, IRRITADA E AGRESSIVA E A CADA NOVA CONSULTA DESCOBRIAMOS OUTRAS COMORBIDADES, ENFIM, LEVAMOS EM UMA NEUROPEDIATRA DA REGIÃO, QUE DIAGNOSTICOU COM GRAU DE AUTISMO MODERADO, DEVIDO ELE ESTÁ BASTANTE COMPROMETIDO NA ÁREA SOCIAL, NA AUSÊNCIA DA FALA, COORDENAÇÃO MOTORA FINA E GROSSA, COGNITIVO BAIXO,  TOTALMENTE DEPENDENTE DOS PAIS NAS ATIVIDADES DIÁRIAS.

APESAR DO LAUDO EM ANEXO ESTÁ COMO AUTISTA MODERADO, A EQUIPE QUE O ACOMPANHA JÁ COGITOU A POSSIBILIDADE DE IAN SER AUTISTA SEVERO, O SOFRIMENTO E A PREOCUPAÇÃO COM O FUTURO DE NOSSO PEQUENO SÓ AUMENTAM. E MESMO DIANTE DAS TERAPIAS ENCAMINHADAS PELOS ESPECIALISTAS, NÃO OBTEMOS NENHUMA MELHORA, POIS PARA SE TER UMA MELHOR EVOLUÇÃO O TRATAMENTO PRECISA SER INTENSIVO, O QUE NÃO ESTÁ ACONTECENDO! PERCEBEMOS ELE CADA VEZ MAIS AGRESSIVO, ANSIOSO E IRRITADO.

AGORA AOS 4 ANINHOS DE IDADE NOSSO FILHO ESTÁ SENDO CLASSIFICADO COMO AUTISTA SEVERO, TANTA LUTA, IDAS E MAIS IDAS À MÉDICOS E ESPECIALISTAS, MEDICAÇÃO E TERAPIAS NÃO TEM SURTIDO O EFEITO MÍNIMO EM NOSSO FILHO.

DIANTE DE TUDO ISSO, SURGIU EM NOSSO CORAÇÃO O DESEJO DE FAZER UM TRATAMENTO EM PORTUGAL, ONDE O TRATAMENTO É REFERÊNCIA E REALIZADO ATRAVÉS DA REDE PÚBLICA, TANTO EM HOSPITAIS QUANTO EM ESCOLAS, NO CASO DAS ESCOLAS O TRATAMENTO FUNCIONA DE FORMA INTENSIVA E COM RESULTADOS COMPROVADOS. SABEMOS QUE O AUTISMO NÃO TEM CURA, MAS TEMOS MUITA ESPERANÇA DE QUE ELE TENHA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA E UM DIA SE TORNE UM ADULTO INDEPENDENTE.

NO BRASIL NÃO TEMOS A MENOR POSSIBILIDADE DE CUSTEAR TAL TRATAMENTO, POIS É UM TRATAMENTO MUITO CARO.

PRECISAMOS APROVEITAR A PLASTICIDADE NEURONAL DE IAN, PARA QUE POSSA SE DESENVOLVER E ASSIM, VIVER SOCIALMENTE E TER UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.

NOSSO OBJETIVO HOJE É LEVANTAR UM VALOR QUE POSSA NOS DÁ CONDIÇÕES DE PAGAR AS DESPESAS COM PASSAGENS DE IAN E SUA MÃE, BEM COMO DE ESTABELECER SUA CHEGADA ATÉ PROVIDENCIAR TODOS PROCEDIMENTOS PARA INICIAR O TRATAMENTO DE IAN.

Related Posts