Educação

FATI inicia aulas com segunda turma em Petrolina

Dando continuidade ao Programa que viabiliza educação para pessoas idosas, a Faculdade Aberta a Terceira idade (FATI) promoveu nesta manhã (16) a aula inaugural de sua segunda turma. A iniciativa é da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) em parceria com o Instituto de Gestão Previdênciária do Municipio de Petrolina (IGEPREV). No programa, os alunos, que tem idade minima de 50 anos, aprendem Noções de Direito e Turismo.

A expectativa de aprendizado com o curso supera as dificuldades já enfrentadas por Augustinha da Cruz que tem 67 anos. Ela conta que passou dez anos fora das salas de aula e agora vai recuperar todo o tempo perdido. “Só agora estou tendo a oportunidade de estudar novamente e não vou mais parar. Consegui completar o segundo grau através do Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) em Petrolina no mês de agosto e de lá para cá já fiz até cursinho para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e agora estou matriculada aqui na FATI”, contou a aposentada, que já definiu sua meta após a conclusão do curso. “Eu vou tentar entrar em uma faculdade pública e cursar Biologia. Eu sei que vou conseguir”, afirmou Augustinha.

O diretor presidente do IGEPREV, Emmanuel Ferro, explicou que as ações voltadas para as pessoas idosas têm aumentado bastante em Petrolina. “Além da FATI que é um trabalho de colaboração social, já temos também a Academia para a Terceira Idade no nosso município Compreendemos que investir na terceira idade, que aliás é a melhor idade, proporcionando educação e lazer, é uma forma de inseri-los novamente na sociedade”, ressaltou.

O presidente da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVASF), Rinaldo Remígio, falou sobre os resultados do programa. “A FATI já é um sucesso. Já temos lista de espera para as próximas turmas que iremos abrir. Temos também alunos que se formaram na turma passada e agora já vão fazer pós-graduação através do programa”, disse o presidente. A coordenadora do projeto, professora Tereza Cristina, explicou que através da educação, os alunos da FATI estão exercendo seus direitos de cidadania. “Eles participam ativamente das aulas, discutem e questionam. As aulas têm a capacidade de retomar a cidadania e dignidade dos idosos”, explicou Tereza.

A aula inaugural contou ainda com uma palestra do médico da Junta Médica Municipal, Dr Alexandre Mota, sobre cuidados com a saúde. As aulas do programa acontecerão com carga horária de 4h semanais às terças e quarta-feiras, as 9h, com turmas de Turismo e Direito respectivamente.

 ASCOM- PMP

 

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress