Os Gonzagueanos que participarão das festividades dos 106 anos do nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, em Exu, sertão do Araripe em Pernambuco, terão um encontro a partir das 11h do sábado 15 dezembro. O ponto de encontro será na Fundação Vovô Januário, localizado na avenida Edmundo Dantas 620, para a 6º Feijoada do Joquinha, sobrinho de Luiz Gonzaga e neto de Januário.
O evento é parte das comemorações de aniversário de 105 anos de Gonzagão. A entrada custará R$30 com direito a uma camisa. Para adquirir a camisa fone contato: 87 996464011. Este ano o evento contará com a participação especial da Banda Fulo de Mandacaru.
Todos os anos Joquinha e Família reúnem os amigos Flávio Leandro, Tácyo Carvalho, Djesus, Cosmo Bezerra, Fábio Carneirinho, Ana Paula Nogueira entre vários sanfoneiros e cantores da região. Além da tradição da feijoada, o encontro é marcado pelo som da sanfona, triângulo e zabumba. Os fãs clubes de Caicó, Paus dos Ferros (RN), Santa Cruz do Capibaribe, Grupo Gonzagão de Juazeiro-BA, Gonzagueanos de Petrolina e Juazeiro, Senhor do Bonfim, Caruaru, Sanharaó, além da Tropa Gonzaguiana de Belo Jardim, Garanhuns, Gravatá, já confirmaram presença.
Joquinha Gonzaga é o mais legítimo representante da arte de Luiz Gonzaga. A festividades de aniversário de Luiz Gonzaga acontecerá entre os dias 14 e 16 de dezembro em Exu. (Ascom)
FEIJOADA
A feijoada nasceu da necessidade de um lugar para marcar o encontro dos fãs, pesquisadores e admiradores de Luiz Gonzaga que chegam de todos os lugares do Brasil para festejar a data de aniversário de Luiz Gonzaga.
“Sempre estou contando histórias, músicas de meu tio, músicas minhas, dos meus colegas. Valorizo a tradição que representa o que existe de melhor na música brasileira. É o forró, o xote, o baião e é assim que eu faço sempre, não fujo disso. Eu procuro sempre conversar com o público que tem uma admiração à minha família, Luiz Gonzaga, Zé Gonzaga, Daniel Gonzaga, Gonzaguinha. Esse é o meu estilo musical, o encontro que faço para o povo”, diz Joquinha.
João Januário Maciel, o Joquinha Gonzaga, nasceu em 01 de abril de 1952. Joquinha foi o nome artístico dado pelo Rei do Baião ao sobrinho. O sanfoneiro é filho de Muniz, segundo Luiz Gonzaga, irmã que herdou o dom de rezar muito.
Joquinha aos 12 anos ganhou uma sanfona de oito baixos, pé de bode. Viajou o Nordeste ao lado de Luiz Gonzaga. Ganhou gosto pelo instrumento e hoje é puxador de Sanfona, 120 baixos. (Ascom)