159
Parceria com o Instituto César Santos levará para o Centro de Convenções o restaurante Pernambuco à Mesa e chefs para apresentação ao vivo de receitas inéditas
A relação do artesanato com a gastronomia será enaltecida durante a realização da 23ª edição da Fenearte, que acontece de 5 a 16 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco. A maior feira de artesanato da América Latina terá aulas-show com produções de receitas ao vivo, degustação e, de forma inédita, a operação do restaurante Pernambuco à Mesa.
É a terceira vez consecutiva que o Instituto César Santos assina a curadoria gastronômica da Fenearte. “A cada ano, a gastronomia vem evoluindo e ganhando mais espaço no evento, pois também é uma forma de arte. Nesse ano, nessa interação, nada mais justo do que trazer a gastronomia pernambucana, já que nossa história começa com a panela de barro. Estarmos juntos é grandioso, especialmente com novas oportunidades e uma visão autoral do cozinheiro”, explica o chef.
É ele ainda o curador da Cozinha Fenearte, que, além dele, terá mais 15 chefs pernambucanos, das quartas aos domingos. O espaço vai acompanhar o tema principal da feira, “Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos”, e terá a panela de barro, um dos primeiros utilitários frutos dessa arte, como protagonista do fazer culinário. Os chefs foram provocados a criar pratos inspirados nas quatro regiões do estado, Litoral, Zona da Mata, Agreste e Sertão, com um menu que sugere uma expedição gastronômica pernambucana, resgatando e divulgando ingredientes, fazeres e a riqueza de nossa cultura alimentar.