Feriados de 2021: Veja quais são e dicas para aumentar as vendas no próximo ano

Os feriados são momentos de descanso para milhares de brasileiros, mas, para outros, são a oportunidade ideal para investir. Veja os feriados de 2021.

“Moro num país tropical, abençoado por Deus

E bonito por natureza

Em fevereiro

Tem carnaval…”

A música País Tropical de autoria do carioca Jorge Ben Jor é muito conhecida no país. De fato, moramos em um país com clima tropical, abençoado e – embora a estejamos irresponsavelmente destruindo – de bela natureza.

Além disso, os versos seguintes lembram a festa pela qual o país é internacionalmente reconhecido, o Carnaval.

O ano de 2020 foi um ano totalmente atípico. O mundo se viu paralisado por um vírus de tamanho microscópico que, no entanto, causou problemas macroscópicos na saúde de muitas pessoas e na economia global.

Os graves efeitos da pandemia começaram a notar-se no Brasil precisamente nas semanas seguintes ao Carnaval. E os demais feriados do ano acabaram passando sem maior importância para muitos cidadãos, embora outros tenham se arriscado e viajado nos dias não laborais.

No entanto, como já é costume, no começo do ano, muitos se perguntam sobre os feriados que haverá no ano corrente.

Pois bem, vamos falar sobre isso e, de quebra, falar sobre algumas formas de aumentar as vendas em 2021. Porém, antes de continuar anota aí o blog da Cadastro de Empresas. Nosso parceiro, lá você vai encontrar muitas dicas para empreendedores.

 

 

Feriados e pontos facultativos em 2021

Em 2020, tivemos dois pontos facultativos e sete feriados prolongados. Para 2021, estão previstos pelo menos seis feriados prolongados e três pontos facultativos. Isso sem contar os feriados municipais e estaduais.

  • JANEIRO

O ano começa com o feriado de 1.º de janeiro.

  • FEVEREIRO

O dia 16 de fevereiro será a terça-feira de Carnaval. No entanto, a data não é propriamente um feriado nacional, mas, como já sabemos, esse dia, sim, é feriado em algumas cidades do país como no Rio de Janeiro, e ponto facultativo em outras, como Belo Horizonte, Salvador e São Paulo, por exemplo.

Entretanto, mesmo não sendo feriado nacional, tradicionalmente esse dia não é considerado dia útil.

As dúvidas surgem, contudo, pelo fato do Carnaval de 2021 ter as celebrações e festas adiadas devido à pandemia.

Em Salvador, por exemplo, a festa foi adiada, mas não há previsão de nova data. No Rio de Janeiro, o Carnaval de rua foi cancelado, mas a Liga Independente das Escolas de Samba definiu que os desfiles devem ocorrer em julho.

Em meio a tantas incertezas, alguns setores que tradicionalmente folgam no Carnaval poderiam trabalhar nessa data em 2021.

  • ABRIL

Dia 2 de abril se celebra a sexta-feira Santa, e no domingo seguinte (04) a Páscoa.

Já no dia 21, uma quarta-feira, o feriado é pelo dia de Tiradentes.

  • MAIO

O mês de maio começa com o feriado do Dia Mundial do Trabalho, que esse ano cai no sábado.

  • JUNHO

O dia 3 de junho é marcado pelo feriado católico de Corpus Christi. É ponto facultativo ao nível nacional e feriado em várias cidades.

  • SETEMBRO

 No dia 7 de setembro (terça-feira) é lembrada a Independência do Brasil.

  • OUTUBRO

O dia 12 de outubro (terça-feira) é feriado nacional pela celebração da festa de Nossa Senhora Aparecida.

  • NOVEMBRO

O penúltimo mês do ano é marcado pela memória dos falecidos, no dia 02 (terça-feira). Feriado nacional.

No dia 15 (segunda-feira) o feriado é pela Proclamação da República.

O Dia da Consciência Negra 20 (sábado) é celebrado como feriado em mais de mil municípios do país.

  • DEZEMBRO

Esse ano, o Natal (25) será celebrado em um sábado.

Feriados adicionais

Estão em tramitação na Câmara dos Deputados dois projetos de lei (PL) que poderiam interferir no calendário de 2021.

O primeiro projeto é de autoria do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), que quer transformar a terça-feira de Carnaval em feriado nacional.

O segundo projeto é um pouco mais audacioso. De autoria do deputado Luiz Antônio Teixeira Jr. (PP-RJ), o PL 5129/20 quer converter o dia 3 de julho (sábado) em ponto facultativo, e os dias 05 e 06 (segunda e terça-feira) em feriado nacional. A proposta do deputado visa movimentar o setor do turismo, que em 2020 teve prejuízos devido à pandemia da Covid-19.

Lucrando com as datas comemorativas

Para muitos, preciosos dias para descansar; para outros, oportunidade de lucro. Esses são os feriados e dias comemorativos.

Embora para alguns empreendedores, essas geralmente sejam datas nas quais não há expediente, o que se considera como problema. Outros dirigem uma atenção especial a esses dias, porque é quando um considerável número de pessoas investe seu dinheiro para presentear alguém importante, fazer uma viagem a passeio, ou preparar algo especial.

Essas datas, na verdade, são muito oportunas para os empreendedores, que oferecem serviços e produtos.

O conselho que damos para quem quer tentar conseguir uma renda extra, em 2021, é aproveitar ao máximo essas datas especiais.

Talvez 2021 ainda não seja o ano mais propício para o reaquecimento dos setores ligados ao turismo, mas outros setores, sim, aproveitarão.

Em fevereiro, com a previsível impossibilidade de grandes festas de Carnaval, os serviços de delivery deverão aproveitar esses dias para oferecer promoções especiais para quem ficar em casa e quiser passar os dias de folia pulando de um canal para outro, dado que os foliões deverão ter um ano de licença.

Em abril, para a celebração cristã da Páscoa, a fabricação dos famosos ovos de chocolate pode ser uma boa opção, já que, nos últimos anos, muita gente optou pelos chocolates artesanais. No Cadastro de Empresas é possível encontrar fornecedores perto de você.

Já o mês de maio traz a oportunidade de oferecer presentes para as mães. Embora o dia delas não seja feriado. A data comemorativa dificilmente passa em branco, e a confecção de cestas de presente ou serviços de beleza especiais para elas pode ser uma boa opção.

O Dia dos Namorados, 12 de junho, também deve movimentar a economia, e é uma boa opção para os hotéis e restaurantes.

Em agosto, é a vez em que os pais serão homenageados, e provavelmente a boa comida seja uma forma de celebrá-los.

Pulando para outubro, temos o feriado do dia 12, quando, além da festa católica, as crianças são lembradas, e os brinquedos continuam tendo um espaço especial.

Para novembro, anunciar promoções especiais na Black Friday poderia garantir bons resultados.

E, por último, em dezembro de 2021 esperamos que o país já esteja em uma situação mais favorável do ponto de vista sanitário, e que a celebração do Natal aqueça os corações e o comércio.

Conclusão

Os feriados de 2021 são uma oportunidade para aquelas pessoas que queiram descansar e mudar um pouco de atividades. De fato, parar um pouco e relaxar faz bem.

Contudo, os feriados também são uma ótima oportunidade de negócios. Em 2021, um dos seis feriados nacionais podem ser aproveitados para conseguir uma renda extra.

Além dos feriados, outras datas comemorativas como o dia das mães e dos pais são bons momentos para oferecer produtos e serviços.

Deixe seu comentário