Produtores rurais do Perímetro de Irrigação Bebedouro, em Petrolina/PE (Sertão do São Francisco), comemoram a Semana do Produtor Rural que será finalizada com a realização da 46ª Festa do Colono desta quinta, dia 24, até sábado, dia 26. A programação é extensa e no sábado o dia do churrasco festivo é o mais esperado quando produtores, familiares, amigos e demais convidados, passam por lá para marcar presença e conversar com os irrigantes.
Conforme o presidente do Distrito de Irrigação do Bebedouro, Horácio Francisco, as comemorações têm início na quinta-feira, dia 24, com um culto em ação de graças e na sexta, 25, será realizado um chá para homenagear os produtores idosos, a partir das 16h. O sábado é festa o dia todo começando com uma alvorada às 4h30, em seguida, 7h, desfile de motociclistas, 9h hasteamento da bandeira, 10h partida de futebol entre Bebedouro x Maniçoba (distrito irrigado de Juazeiro/BA).
Ainda no dia maior do evento, às 11h será celebrada uma missa em ação de graças e às 13h, tem início o churrasco da festa regado a muita música e animação. Ainda tem a parte noturna, a partir das 22h, com shows de Forro dos Play, Tinho do Acordeon e Henrique Nunes, celebrando a semana festiva dos colonos do Bebedouro.
“E mais um ano da Festa do Colono que comemoramos, celebrando a produção, envolvendo os produtores para incentivar o trabalho e o desenvolvimento do perímetro”, afirma Horácio. Pioneiro entre os perímetros, o Bebedouro tem passado por um processo de retomada de sua tradição como primeiro a mostrar o potencial irrigado do Vale do São Francisco.
“Temos hoje 180 produtores que fazem questão de comemorar e participar da Festa do Colono. O evento é tranquilo, ordeiro, pois quem vai tem como intenção de celebrar a tradição produtiva e pioneira do Bebedouro que deve atrair cerca de 10 mil pessoas no sábado que é o dia principal do evento”, completou o presidente do Distrito de Irrigação do perímetro.
Membro da comissão organizadora do evento, o vereador Elismar Gonçalves (PMDB) que é líder do governo municipal da Câmara de Vereadores, frisa que é um momento de celebrar, mas também de reflexão dado o descaso que passou o Bebedouro nos últimos anos.
“Eu nasci e me criei na região onde foi implantado o Bebedouro e às vezes me envergonho da classe politica que ainda não fez com que as pessoas que lá vivem, uma área pioneira e que levou as frutas da região para fora do país, impulsionando a produção irrigada em Petrolina, ainda bebam água bruta. Mesmo sabendo que já vem sendo trabalhadas ações para resolver a situação, ainda assim é preocupante a situação para cerca de 4 mil pessoas que moram no perímetro e ainda não dispõem de água tratada. Então é um momento de festa, mas também de reflexão e de cobrar muitas coisas que ainda não chegaram ao Bebedouro”, assinalou Elismar.
Rogério Andrade, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Bebedouro, frisa que o perímetro tem passado por mudanças nos últimos cinco anos como a retomada da produção, implantação de agroindústrias e na educação, Rogério frisa que o perímetro tem sido referência em Petrolina, mas a modernização do sistema de irrigação é a principal batalha dos produtores atualmente e que conta com o apoio da Codevasf em Petrolina para conseguirem. A instituição já vem trabalhando nos estudos técnicos de viabilização da mudança.
“A Codevasf nunca deixou o Bebedouro na mão e essa modernização será um marco na história do perímetro e das atividades da empresa no Vale do São Francisco. São mais de R$ 1,5 milhão investidos só na elaboração dos projetos”, contou o dirigente da associação.
Rogério conta que agora a luta será pela viabilização dos recursos para que a Codevasf possa implantar o novo sistema que segundo o dirigente, deve ficar em torno de R$ 8 milhões. “Com essa ação o Bebedouro deixará de ser o patinho feito para se transformar num grande cisne da irrigação no Vale do São Francisco, por isso nada mais justo do que celebrar os avanços do perímetro, na tradicional e também pioneira Festa do Colono de Bebedouro”, pontuou o presidente.
Quando implantado, o novo sistema de irrigação do Bebedouro contemplará 117 produtores rurais. O projeto objetiva mudar o modelo atual de irrigação por sulco para o de irrigação localizada (micro aspersão e/ou gotejamento), permitindo uma drástica redução no consumo de água, aumento nos índices de produtividade, e redução dos custos de produção, tal qual ocorreu no Perímetro Mandacaru, em Juazeiro/BA, que também passou por um processo de modernização recentemente.
Blog do Banana