Fevereiro Roxo e Laranja: Prefeitura de Juazeiro otimiza atendimentos a pacientes com Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e câncer

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), tem otimizado os atendimentos de pacientes com doenças crônicas, incuráveis e com alta taxa de mortalidade, fazendo encaminhamento para os médicos especialistas na rede municipal e regional de saúde, além através do Tratamento Fora de Domicilio (TFD). Para isso, o usuário deve conhecer o fluxo de atendimentos para buscar o atendimento necessário.

As campanhas Fevereiro Roxo, de conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer, doenças crônicas e incuráveis, e Fevereiro Laranja, que faz um alerta para Leucemia, conjunto de cânceres que atingem os glóbulos brancos do sangue, comprometendo o sistema de defesa do organismo, têm o objetivo de convocar a população para os cuidados com a saúde para a descoberta dessas condições e doenças no estágio inicial quando existe alta taxa de sucesso nos tratamentos.

Rede de especialistas

A rede municipal de saúde dispõe de médicos especialistas para diagnóstico, orientação e encaminhamento para esses pacientes. Os especialistas são reumatologista (Lúpus e Fibromialgia); neurologista, psiquiatra e geriatra (Alzheimer) e oncologista (Leucemia). O coordenador de marcação da Sesau, Vitor Bomfim, explica como funciona o fluxo no encaminhamento desses pacientes, desde a chegada nas Unidades Básicas de Saúde, investigação até o diagnóstico e tratamentos ou cirurgia, se necessário. “Os pacientes com Lúpus e Fibromialgia para reumatologista podem vir, diretamente, na Secretaria ou na UBS, porque esse fluxo também pode acontecer por lá. No caso do neurologista é a mesma situação. Eles podem vir marcar tanto aqui na Secretaria de Saúde, quanto na UBS. No caso do psicólogo, o paciente deve ir diretamente para o CAPS ou então ele pode ser encaminhado pelo eMulti (antigo Nasf). O geriatra faz encaminhamento direto pela UBS. Já para o oncologista, o paciente vem diretamente na Secretaria. Se ele possuir a biópsia, vai para o oncologista clínico. Caso não tenha a biópsia, ele vai para o oncologista cirúrgico”, esclareceu.

Conheça as características dessas condições e doença:

Lúpus

O Lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Ele afeta, principalmente, mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil.

Fibromialgia

A Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. A doença pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção. De cada 10 pacientes com fibromialgia, de sete a nove são mulheres.

Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória. O Alzheimer é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais.

Leucemia

Leucemia é uma doença dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que em 2019, a leucemia teve mais de 10 mil novos casos. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos. A campanha também frisa a importância da doação de medula óssea.

TFD
O programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é um dispositivo no serviço público que garante atendimento médico especializado de média e alta complexidade não disponíveis na localidade de domicílio. Estes benefícios somente serão concedidos quando esgotados todos os meios de tratamento na Rede Pública ou Conveniada ao SUS no Município/Estado de origem dos usuários. São limitados ao período estritamente necessário ao tratamento médico. Juazeiro tem hoje, em média, 80 pacientes entre transitórios e internos que utilizam o serviço e que ainda mantém uma Casa de Apoio e transporte fixo na capital para atender os pacientes.

Texto: Iana Lima – Ascom Sesau / PMJ

Sonora: Vitor Bonfim

Related Posts