Teve início, nesta segunda-feira (17), a última visita de supervisão técnica realizada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) ao projeto Pró-Semiárido, ação de combate a pobreza rural do Estado da Bahia presente em 32 municípios do Semiárido baiano. O projeto, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública ligada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), é cofinanciado pelo FIDA.
O coordenador do Pró-Semiárido, Cesar Maynart, falou da importância dessa última Missão para avaliar os resultados e destacou o nível de execução do projeto, com desempenho acima do previsto em indicadores importantes definidos pelo FIDA, a exemplo do envolvimento de mulheres e jovens nas ações, com mais de 100% da meta alcançada. O prazo para conclusão do projeto será março de 2023, com permanência do Assessoramento Técnico Contínuo (ATC) às famílias assegurado até dezembro de 2023.
Nesta semana, os consultores do FIDA estarão em campo, em visita às famílias para avaliar a aplicação dos investimentos e a execução das ações nas áreas produtiva, social, de gênero, fiduciária, contratações, monitoria e avaliação; além da atuação nas áreas de comunicação e Gestão do Conhecimento. As parcerias firmadas, em particular com às entidades de ATC, também serão observadas, assim como as iniciativas para assegurar a sustentabilidade das ações, após encerramento do projeto.
A Missão segue até o próximo dia 28 de outubro,com as visitas às comunidades, reuniões temáticas com as equipes técnicas e entidades parceiras. A parceria entre o FIDA e o Estado da Bahia já soma 25 anos, uma história construída a partir de três projetos de desenvolvimento rural, Gavião, Gente de Valor e Pró-Semiárido.