O 5º Festival Cine Caatinga – Experiências Audiovisuais no Sertão anunciou os filmes vencedores desta edição e já disponibilizou todas as obras premiadas em seu streaming gratuito: www.cinecaatinga.com.br
Além dos títulos que conquistaram o Troféu Cabrito Dourado, o público pode assistir também aos filmes da Seleção Oficial, que receberam o Cabrito Prateado — símbolo do reconhecimento à força criativa do Semiárido.
Todos os filmes premiados já estão online, ao lado de centenas de outras produções realizadas no Semiárido brasileiro ou por cineastas da região, reafirmando o Cine Caatinga como o maior acervo de audiovisual do território.
“O Cine Caatinga cumpre seu papel ao democratizar o acesso ao cinema produzido no nosso território. É uma janela para que o Brasil conheça nossas histórias e uma forma de fortalecer o audiovisual como identidade e potência no Semiárido”, destaca Wyvys Reis, coordenador do festival.
FILMES PREMIADOS – TROFÉU CABRITO DOURADO:
MELHOR CURTA-METRAGEM CAATINGUEIRO (FICÇÃO): O Livro Mágico do Sertão
MELHOR CURTA-METRAGEM CAATINGUEIRO (DOCUMENTÁRIO): Mestre Orlando do Couro: Ancestralidade Viva na Pele Talhada
PRÊMIO SUSTENTABILIDADE: Opará – Imaginários do São Francisco
MELHOR DIREÇÃO CAATINGUEIRA: Umbilina e Sua Grande Rival – Marlom Meirelles
MELHOR FOTOGRAFIA CAATINGUEIRA: D’Áfrika
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL: Estamos Vivos e Atentos: Mutirão Payayá
MELHOR MONTAGEM E EFEITOS ESPECIAIS: A Menina da Serra
PRÊMIO ESTÍMULO – LINGUAGEM EXPERIMENTAL: Fame In The Machine
MELHOR ATRIZ CAATINGUEIRA: Umbilina e Sua Grande Rival – Marcélia Cartaxo
MELHOR ATOR CAATINGUEIRO: Veredas na Entre Boca do Céu – Antônio Pablo
MELHOR PRODUÇÃO ESTUDANTIL DA CAATINGA: Néctar do Tempo
MELHOR CLIPE MUSICAL CAATINGUEIRO: A Serra Negra – Zé Barreto de Assis e convidados
MENÇÃO HONROSA: Duplo Estigma
O Cine Caatinga é um hub audiovisual abrangente, que engloba festival, streaming gratuito, formações, laboratório e incubadora de projetos, além de exibições itinerantes. Ele oferece também um espaço vital para networking, estabelecendo-se como um epicentro de inovação e criatividade no Semiárido brasileiro, composto por 1477 municípios (IBGE).
Durante o projeto foram ofertadas mais de 90 vagas para formações gratuitas em cinema, incluindo produção executiva e gestão de projetos.
O troféu do Cine Caatinga é uma peça única, criada artesanalmente pelo artista plástico petrolinense Emerson Silva, simbolizando a força e a originalidade do Sertão.
ACESSE NOSSO STREAMING (gratuito): O CineCaatinga.com.br reúne mais de 200 filmes de vários gêneros, todos produzidos no Semiárido ou por realizadores(as) da região!
O projeto é realizado pela Caroá Produções, em parceria com a WW Filmes, com a coordenação técnica de Amanda Martins e coordenação de produção de Wyvys Reis, com curadoria e direção de Wllyssys Wolfgang, produção de Cícero Rodrigues e fotos de Wanderson Oliveira.
O festival é incentivado pelo Funcultura Audiovisual/FUNDARPE, via Secretaria de Cultura de Pernambuco, e conta com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina, que juntos fortalecem o cenário cultural da região