Entre os dias 29 e 31 de julho, gestores, coordenadores e articuladores se reuniram para um momento formativo. Na ocasião, são apresentados os alinhamentos para a terceira unidade das escolas municipais de educação em tempo integral de Petrolina, que atualmente conta com 21 unidades. Durante o encontro, os profissionais esclarecem dúvidas, compartilham experiências e debatem sobre as atribuições de suas funções e necessidades das unidades.
Para os coordenadores, que participaram da formação, o momento contribuiu para a organização do mapa das eletivas, um sistema criado para estimular o protagonismo dos estudantes, onde eles podem escolher os conteúdos e a forma como serão aplicados, desde que fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sendo assim, cabe aos coordenadores articular e orientar os professores, garantindo um fluxo uniforme na unidade escolar e a gestão das atividades realizadas.
A sala de aula é o espaço da troca constante entre professores e estudantes, mas, para que o ensino aconteça com qualidade, é essencial uma boa articulação entre as equipes. Por isso, a Prefeitura Municipal de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), promove formações contínuas ao longo do ano letivo. Para Elane Cândida, coordenadora da Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Rubem Amorim Araújo, esses momentos são fundamentais para que os coordenadores adquiram propriedade sobre as demandas e consigam repassá-las com clareza aos professores.
“As escolas de tempo integral lidam com muitos documentos, o que demanda tempo e energia dos professores. Quando participamos de formações como esta, conseguimos aliviar nossas angústias e transmitir aos professores as orientações de forma clara, sem sobrecarregá-los. Isso é muito importante”, expressa a coordenadora.
