Muito forró, animação, comidas típicas e uma grande dose de solidariedade marcaram a 14ª edição do evento que dá o ponta pé inicial às comemorações do São João em Petrolina: o Forró do Beco, que neste ano teve como tema “Um gol de solidariedade”, aproveitando o momento festivo de Copa do Mundo sediada no Brasil. A animação ficou por conta de Targino Gondim, Alan Cleber, Pega Leve, Cezzinha e Nádia Maia, atrações de peso que fizeram um público de aproximadamente 3.300 pessoas arrastarem o pé na Arena Iate Clube na noite desta quinta-feira, 29 de maio.
Quem participou da festa pôde conferir o carinho no trabalho dos 90 voluntários que trabalharam em barracas com comidas e bebidas típicas, espaço de lazer infantil, consolidando o espaço num ambiente onde a família inteira se diverte. Há catorze anos o Movimento de Combate ao Câncer (MCC) em parceria com a Associação de Amparo à Maternidade e a Infância (APAMI) realiza o evento, que começou num beco próximo a orla da cidade e que foi sensibilizando os petrolinenses a ponto de irem à Arena do Iate Clube, que já está ficando apertada para a demonstração de tanta solidariedade. O principal objetivo é angariar recursos para manter as atividades assistenciais do próprio MCC, que atende os pacientes com câncer assistidos pelo Centro de Oncologia Dr. Muccini (CEONCO), uma das unidades da Associação.
Nesse ano o evento contou com a participação voluntária do sanfoneiro Cezzinha, que veio pela segunda vez e da cantora Nádia Maia. O cantor e sanfoneiro Targino Gondim, que há treze anos participa do Forró do Beco quando foi convidado pelo diretor-presidente da APAMI, Augusto Coelho para conhecer as instalações, os serviços de saúde prestados no CEONCO e as pessoas envolvidas no MCC, além dos pacientes em tratamento, comenta a importância dessa ação: “É uma satisfação enorme, fico muito feliz em ver como o Forró do Beco se tornou numa grande festa e como as pessoas se envolvem todo ano! Espero que esse momento possa influenciar cada vez mais outros artistas que possam vir somar com a gente!”, afirma.
Para a jornalista Inah Tôrres que vai ao Forró desde sua primeira edição a festa só tem ficado cada ano melhor e ressalta o valor da causa. “É uma festa maravilhosa que o povo se conclama pela saúde e isso é uma coisa linda!”, celebra.
De acordo com a voluntária do MCC, Esmelinda Amorim essa edição do Forró do Beco contou com mais entusiasmo da equipe voluntária como também do público que compareceu e destacou o incentivo da Copa do Mundo como tema que proporciona um espírito novo, além do espírito de ajuda pela campanha. “Hoje nos sentimos muito gratificados porque vemos a aceitação e admiração por mantermos há 14 anos, com a mesma garra, para fazer com que a festa garanta mais um ano de medicação ao portador de câncer.”, celebra Esmelinda. Por mês o MCC contabiliza mais de 30 mil reais de medicações o que totaliza um valor em média de 360 mil reais por ano já que a estimativa de casos tem aumentado significativamente, somente neste ano, de janeiro até abril, foram 173 novos pacientes, além dos mais de 2 mil atendidos mensalmente.
ASCOM APAMI
Blog do Banana