Gestores de Direitos Humanos das cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Itamaracá, Itapissuma, Paulista, Ipojuca, São Lourenço e Moreno, se reuniram, nessa terça-feira, 17, com o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH,Paulo Moraes.
O objetivo do encontro foi a criação de um Fórum de Gestores/as de Direitos Humanos em Pernambuco. O espaço servirá para articulação dos órgãos responsáveis pela defesa e promoção dos direitos humanos em nosso estado e reunirá todos os 184 municípios pernambucanos. Secretarias de Direitos Humanos, da Assistencial Social e Cidadania, que atuam com temas como os da criança e do adolescente, do idoso, da população LGBT, das vítimas de violência serão convidadas a participar . A promoção é da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, SEDSDH.
A intenção, segundo o secretário executivo, Paulo Moraes, é que o fórum seja permanente e busque soluções para os problemas da área, de maneira participativa, de acordo com a realidade de cada município, e trabalhando de forma transversalizada, com a integração de outras áreas, como saúde e segurança. O fórum também servirá para discussões políticas em torno da efetivação dos direitos humanos em PE.
Durante a reunião, os gestores apresentaram a realidade de suas cidades e as experiências já implantadas na área de direitos humanos. Em seguida, contribuíram com sugestões para o fórum, como por exemplo, a inclusão do processo de educação continuada, para que seja realizada capacitação sobre o tema.
Os gestores presentes ao encontro foram unânimes em ressaltar que o fórum vem reforçar as ações de preservação dos direitos e facilitar o processo de captação de recursos. Mas é preciso lembrar que não se pode fazer tudo de uma vez. Aos poucos é que vai se construindo as ações.
O encontro com os gestores inclui a programação das Semanas de Direitos Humanos da RMR. E na ocasião, o secretário Paulo Moraes apresentou um documento que detalha a política de direitos humanos do estado, destacando os 18 programas executados pela SEJUDH e que podem ser implantados nos municípios com o apoio do Governo do Estado, como, por exemplo: o Centro de Apoio às Vítimas de Violência, CEAV; o de Apoio e Prevenção a Violência contra a Pessoa Idosa, CIAPPI; o de Combate à Homofobia, CECH; os Núcelos de Mediação de Conflitos, GPMC; o Programa Balcão de Direitos.
Assessoria de Imprensa e Comunicação
Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco
(81) – 31833187 / 31833152
Blog do Banana