O frevo, ritmo genuinamente pernambucano, agora é do mundo. A música que hipnotiza milhões de foliões e dá o tom do carnaval no estado foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade. O anúncio foi feito em Paris, nesta quarta-feira, durante a cerimônia organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Uma comissão de 25 pessoas que saiu de Pernambuco especialmente para a ocasião, acompanhou o anúncio, entre elas a secretária de Cultura do Recife, Simone Figueirêdo; o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), André Brasileiro; o secretário executivo da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Beto Silva; e o secretário chefe da Casa Civil, Tadeu Alencar, representando o Governo do Estado.
Em 2007 o frevo recebeu título Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e agora é reconhecido mundialmente.
O ritmo foi a única expressão da cultura brasileira avaliada nesta sessão, junto com outras 35 propostas. Sua pré-candidatura foi formalizada há dois anos, após a coleta de 28 mil assinaturas da população do Recife. Em outubro, o pleito foi colocado oficialmente na pauta da Unesco e teve julgamento de mérito concluído no documento emitido no início deste mês.
Dos 120 patrimônios imateriais protegidos pela Unesco desde 2001, apenas 20 estão na América, sendo três brasileiros.
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Banana