Ricardo Banana

G20 Semiárido vai propor reformulação do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel)

Sem títuloA reformulação do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), deverá ser um dos assuntos principais do G20 Semiárido (Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional), que vai reunir em Petrolina – PE, de 22 a 23 deste mês, as 20 cidades polos do Semiárido brasileiro.

Os prefeitos e secretários de planejamento e áreas afins, representantes de centros de pesquisa, universidades, órgãos governamentais de todo o Nordeste, já estudam algumas sugestões que serão validadas na Carta do Semiárido, documento final do encontro. De acordo com o coordenador técnico do G20 e secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Petrolina Geraldo Júnior, a ideia é ampliar o Condel e a operacionalização dos principais instrumentos de ação da Autarquia.

“Entendemos que com o advento da nova Constituição Federal de 1988, os municípios passaram a ter o mesmo nível institucional da União federal e dos Estados, algo que ainda não é refletido no Conselho Deliberativo. Propomos que o Condel tenha uma participação de municípios na mesma proporção da que hoje tem os membros governadores. Assim, a representação municipal, que hoje é de apenas três membros, passaria para 11”.

 

Geraldo Júnior afirmou ainda que durante o encontro será estudada a criação de uma cota, um percentual no volume dos recursos que são emprestados a partir do FNE – Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste para as empresas e que retornam ao Fundo, onde 1,5% são destinados para investimentos na área de ciência e tecnologia.

“Vamos solicitar que 0,75% desses recursos sejam investidos diretamente em instituições de ensino e pesquisas do Semiárido. Somente a previsão do FNE para 2015 é de movimentar recursos da ordem de 13,3 bilhões e o Condel é quem delibera sobre a programação destes investimentos, então os municípios do Semiárido precisam ter uma maior participação no Conselho”, Concluiu o secretário.

Programação

O G20 Semiárido será aberto no dia 22 às 19h, no auditório do Senai com a conferência “O Novo Semiárido”, proferida pela economista e socióloga Tânia Bacelar.No segundo dia, serão realizadas duas mesas redondas a partir das 8h, e às 14h, as atenções se voltam para o JB Hotel, onde acontece a reunião de cúpula dos prefeitos.

A proposta é que os 20 municípios de maior poderio econômico da região nordestina (respondem juntas por um PIB de R$ 50 milhões e reúnem 4,6 milhões de habitantes),discutam políticas e diretrizes que estimulem avanços, participação e representatividade das cadeias produtivas, com o objetivo de reduzir as disparidades econômicas intra e inter-regionais. Participam os municípios:Arapiraca (AL); Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista (BA); Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Iguatu e Sobral (CE); Campina Grande e Patos (PB); Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns e Petrolina (PE) e Mossoró (RN). Também vão fazer parte do encontro os municípios de Janaúba (MG), Picos (PI) e Tobias Barreto (SE).

 Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress