A secretaria de Desenvolvimento Rural de Petrolina espera atender cerca de 6.000 famílias no Programa Garantia Safra ano agrícola, em 2014. Para aderir ao programa, o agricultor deve estar em municípios onde foram detectadas perdas da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca ou milho.
O benefício será liberado onde for detectada perda agrícola de pelo menos 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca ou milho, devido a estiagem ou excesso de chuva. Os critérios de seleção são definidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os beneficiários devem ter renda de um salário mínimo e meio por mês, plantar de 0,6 a 5,0 hectares das culturas citadas e apresentar a declaração de aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). A indenização é paga em até 05 (cinco) parcelas mensais por meio de cartões eletrônicos da Caixa Econômica Federal.
Liberação do pagamento ano agrícola 2013:
O Programa Garantia Safra ano agrícola 2013 em Petrolina, está atendendo 4.009 famílias do interior do município atingidas pela seca. As primeiras parcelas começaram a ser liberadas no mês de setembro, essas 4.009 famílias que aderiram ao programa estão automaticamente cadastradas para a safra de 2014, sendo apenas necessário a inscrição de novas famílias e algumas atualizações de DAP”s vencidas ou com erros no cadastro.
Ascom PMP
Blog do Banana