Genoino entra com pedido para aposentadoria por invalidez

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO deputado federal e ex-presidente do PT José Genoino (SP), 67 anos, protocolou no Departamento Pessoal da Câmara, esta semana, pedido de aposentadoria por invalidez. O parlamentar, agora, será submetido a uma junta médica da Câmara. Essa avaliação pode ocorrer em duas semanas.

Genoino foi condenado no processo do mensalão a cumprir pena, em regime semiaberto, a 6 anos e 11 meses de prisão. A maioria dos ministros do STF entendeu que ele cometeu crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, quando presidente da legenda.

O petista assumiu o mandato na Câmara em janeiro deste ano, no lugar de Carlinhos Almeida, eleito prefeito de São José dos Campos (SP). Se for confirmado que a doença impede o parlamentar de trabalhar, ele será aposentado com o salário integral de R$ 26,7 mil.

No mês passado, os ministros do Supremo Tribunal Federal rejeitaram os embargos de declaração apresentados à Corte pela defesa de Genoino. Ele queria que sua pena fosse revista. Em seus embargos de declaração, alegava haver “contradições e omissões” no julgamento, denunciava o “cerceamento da defesa” devido a curto prazo disponibilizado para a análise dos recursos e afirmava que sua condenação havia sido baseada “em presunções, não em provas”.

Em agosto, Genoino recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado, após passar por uma cirurgia de dissecção da aorta. Ele teve uma isquemia cerebral leve “prontamente revertida e sem déficits”, de acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital.

O petista estava de férias com a família em Ubatuba, litoral norte paulista, quando, em 24 de julho, sofreu fortes dores no peito. Ele foi levado à Santa Casa daquela cidade, mas depois foi transferido para o Sírio-Libanês, onde ficou sob os cuidados dos médicos Roberto Kalil Filho, Fábio Jatene e Eduardo Mutarelli.

Após cinco mandatos como deputado federal, Genoino não se reelegeu em 2010 e ficou como suplente. Ele atuou em 2012 como assessor especial do Ministério da Defesa, cargo do qual pediu demissão em outubro do ano passado. (O Globo)

Blog do Banana

Related Posts

2 comentários

ailton rodrigues de souza 5 de setembro de 2013 - 21:57

JOSÉ GENOINO, É APENAS UM DOS 40 LADRÕES,O ALI BABA(LULA) NEM SE QUER FOI OUVIDO.

Responder
lene 5 de setembro de 2013 - 15:52

TO DIZENDO!!!!!! TUDO ACABA EM PIZZA AF!!!! Q NOJO ESSA ALMA AINDA VAI FICAR DE BOA RECEBENDO MAIS DE 27.000,00 NEM ACREDITO TANTO POR NADA….KD JOAQUIM BARBOSA JÁ SE VENDEU TBM???

Responder

Deixe um comentário