O candidato do PSB à Prefeitura do Recife, Geraldo Julio, foi entrevistado ao vivo no NETV 2ª Edição, nesta segunda-feira (20), pelos apresentadores Hugo Esteves e Márcio Bonfim.
A ordem foi definida em sorteio. Foram convidados para esta entrevista ao vivo os quatro candidatos mais bem pontuados na última pesquisa feita pelo Ibope, divulgada pela TV Globo, no dia 16 de agosto. A entrevista terá cinco minutos de duração, com mais trinta segundos para que o candidato conclua a resposta.
Daniel Coelho (PSDB) será o entrevistado da terça-feira (21), enquanto na quarta (22) é a vez de Humberto Costa (PT). Na quinta (23), Mendonça, do DEM, será o entrevistado. Os outros candidatos – Edna Costa (PPL), Esteves Jacinto (PRTB), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) – terão entrevistas gravadas exibidas pela TV Globo Nordeste em data a ser divulgada posteriormente.
Abaixo você pode ler a transcrição das perguntas:
Márcio Bonfim: Na última pesquisa do Ibope, 62% dos entrevistados apontaram a saúde como maior problema do Recife. Se eleito, quais as suas propostas para essa área?
Geraldo Julio: Um dos principais problemas da saúde hoje é a espera por uma consulta com um médico especialista e para realização dos exames. Para isso, nós vamos construir seis UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] Especialidades para oferecer em cada uma das UPAS, que vai ficar cada uma em um distrito sanitário, 7.500 consultas e mais 12 mil exames. Além disso, nós vamos reforçar o atendimento de urgência e emergência com vinte Upinhas 24 horas espalhadas em todos os distritos sanitários, com equipes de três médicos, três dentistas, e também oferecendo o consultório do trabalhador e da trabalhadora, aberto até as 21h, dando oportunidade para que o trabalhador e trabalhadora tenham sua consulta sem precisar faltar o trabalho. Vamos também ampliar o PSF [Programa de Saúde da Família] em 60 novas equipes. Equipes completas, contratando os médicos, humanizando o serviço, colocando essas equipes dentro das Upinhas 24 horas, que têm uma estrutura de funcionamento melhor do que a do PSF atual, que funciona em casas alugadas e muitas vezes não tem uma estrutura para fazer um bom atendimento à saúde, nem para quem está sendo atendido, nem para quem está trabalhando. Por último: construir o hospital da mulher do Recife, o primeiro hospital da mulher, com maternidade de alto risco.
Márcio Bonfim: Como funcionariam essas Upinhas?
Geraldo Julio: A gente já tem o projeto de engenharia. Vamos colocar elas para funcionar 24 horas, sete dias por semana e vai ter o consultório do trabalhador até as 21h. Tem médicos, dentistas e outros profissionais, para fazer uma sutura, um primeiro atendimento, uma nebulização… Descentralizando o atendimento. No Governo do Estado, nós fizemos o Hospital Miguel Arraes, o Hospital Pelópidas Silveira e fizemos o Hospital Dom Hélder. E fizemos 14 UPAs, sendo cinco aqui no Recife. Então com as Upinhas a gente vai descentralizar a urgência e emergência. Com as UPAs Especialidades, a gente vai oferecer consultas com médicos especialistas, que não é de urgência, e os exames também. Para pessoa ter aí o seu tratamento. E com o hospital da mulher, a gente vai fazer o atendimento integral à saúde da mulher e criar também o programa Mãe Coruja recifense, oferecendo consultas de pré-natal, sete consultas durante a gravidez, e mais duas ultrassonografias. E reforçar o PSF em 60 novas equipes. Com esse conjunto, a gente vai oferecer uma saúde melhor para o recifense.
Hugo Esteves: Candidato, o Recife tem 66 canais que recebem todo tipo de poluição. Qual a sua proposta para deixar os canais menos poluídos?
Geraldo Julio: Ainda existe muita ligação de esgoto, de saneamento, na rede de drenagem da cidade. Nós estamos com um processo, que foi discutido pelo Governo do Estado e eu, como prefeito, vou aderir a esse programa, que é uma parceria público-privada para fazer o saneamento da Região Metropolitana do Recife. Foram feitas as contas. Para fazer o saneamento da Região Metropolitana, iam passar 60 anos. Com a parceria público-privada, serão 12 anos, elevando a taxa de saneamento do Recife de 35% para 90% em poucos anos, melhorando muito a condição de vida. Isso vai melhorar muito a questão dos canais porque eles recebem muita drenagem, mas na realidade estão recebendo muita ligação de esgotamento sanitário nesses canais. E cuidar do controle, manter limpo, fazer um programa de educação ambiental para que as pessoas não coloquem tantas coisas dentro desses canais porque eles são muito importantes nas horas de chuva.
Márcio Bonfim: O Recife hoje emplaca três mil carros por mês e os engarrafamentos são constantes na cidade. Quais as propostas para o trânsito no Recife?
Geraldo Julio: Tem muita coisa para fazer no trânsito e no transporte. Acho que construir as calçadas do Recife é uma das coisas prioritárias. Ter calçadas acessíveis, que possam ser utilizadas pelas pessoas. Também incentivar o uso da bicicleta, com ciclovia, ciclofaixas, bicicletário, para poder a pessoa usar a bicicleta um pedaço, o metrô o outro, ou o corredor de ônibus. Então tem muita coisa para ser feita. E no trânsito, engenharia de tráfego. Melhorar, fazer mais controle, mais orientação, mais sinalização, semáforos inteligentes, mudar a sinalização. E melhorar sobretudo o transporte público, com corredores qualificados, assim como existe em Curitiba e existe em Bogotá. No Governo do Estado existe um projeto do corredor Norte-Sul, que vem de Olinda, passa por toda a Agamenon, e o corredor Leste-Oeste, que vem do Timbi e passa por toda a Avenida Caxangá. Esses dois corredores já estão para acontecer. Pela prefeitura nós vamos fazer o da Segunda Perimetral e o da Terceira Perimetral.
Hugo Esteves: O senhor tem algum projeto específico para o Bairro do Recife?
Geraldo Julio: Eu tive a felicidade de poder participar da construção do Centro de Artesanato e do Museu Luiz Gonzaga, no Porto do Recife e do Terminal de Passageiros. Também já foi feita uma concessão para toda a área de beira mar do Recife Antigo ganhar restaurantes, hotéis, prédios, escritórios. Então toda aquela área de mar já vai ser revitalizada por ações do Governo do Estado que eu tive a felicidade de fazer como secretário de Desenvolvimento Econômico. Agora tem muitas ações para fazer na ilha como um todo, inclusive levando moradias para a ilha, podendo ter pousadas, para a gente ter movimento à noite. Tendo movimento à noite lá, a gente vai ter o que a gente sempre sonhou, que é o centro do Recife que a gente quer ir com a família, quer ir visitar.
Hugo Esteves: Agradecemos sua presença aqui no estúdio.
Geraldo Julio: Eu que agradeço, boa noite a vocês, boa noite ao telespectador.
Fonte: Globo.com
Blog do Banana
2 comentários
Candidato impugnado tem direito a guia eleitoral na tv? tenho essa dúvida.
É PSB CÁ E PSB LÁ RUMO A VITÓRIA!