Profissionais da Gerência de Penas Alternativas e Integração Social, GEPAIS, vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, SEDSDH, e Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH, realizaram, nessa terça-feira, 04, a Oficina sobre Violência Doméstica contra a Mulher.
A oficina objetivou qualificar os profissionais das instituições parceiras e da rede de enfrentamento sobre a atuação junto aos grupos de agressores de mulheres, visando romper com o ciclo da violência e evitar a reincidência no crime. A ação é realizada em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher e obedece a determinação do Ministério da Justiça referente aos órgãos que atuam com as alternativas penais.
De acordo com a gerente da GEPAIS, Cristina Vasconcelos, nos casos relacionados à Lei Maria da Penha, após sentença condenatória transitada e julgada, a Central de Penas Alternativas, CEAPA faz o acompanhamento do reeducando na área multidisciplinar, com Psicólogo, Assistente Social e Advogado. Esse trabalho proporciona a reeducação e a reabilitação do homem na responsabilização da prática de violência doméstica, de forma a fazê-lo repensar e refletir sobre o respeito aos direitos humanos das mulheres.
Segundo o Secretário da SEJUDH, Paulo Moraes, a ação é inédita no estado, e tem como objetivo estabelecer um diálogo, de forma articulada, que permita entender a situação como um todo, e possibilite o desenvolvimento conjunto de estratégias de proteção para as mulheres. “Esta ação resultou do diálogo entre a GEPAIS e a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, que no Estado de Pernambuco é representada pela Secretaria da Mulher, acrescenta Paulo Moraes.
Ao todo são 09 os municípios contemplados com a oficina: Sertânia, Petrolina, Belo Jardim, Goiana, Santa Cruz do Capibaribe, Recife, Caruaru, Garanhuns e Timbaúba.
Assessoria de Imprensa e Comunicação
Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco
Blog do Banana