Gestão da ex-prefeita Lucia Mariano se destacou em “Gestão Fiscal” em PE, ficando a frente de Petrolina e várias cidades do Grande Recife  

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A ex-prefeita, Lucia Mariano (Avante), apesar de ter deixado a Prefeitura de Afrânio, após as Eleições de 2016, terminou seu governo obtendo êxito na gestão fiscal do município, que foi aferida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).

Entre os municípios de Pernambuco, a cidade de Afrânio, em 2016, ficou na 11ª posição no ranking do Índice de Gestão Fiscal (IFGF) criado para avaliar a administração e gestão de recursos das prefeituras dos municípios brasileiros. O levantamento é realizado com base em dados oficiais de 2016 declarados pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional.

No estado, a Gestão de Lucia Mariano – época em que os dados foram processados – obteve 0,5598 pontos, ficando, inclusive, na frente de municípios importantes, como Petrolina, Olinda, Afogados da Ingazeira, Gravatá, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, entre outraos.

Detalhe, as emendas alocadas pelo deputado federal Adalberto Cavalcanti (Avante) contribuíram solidamente para o bom resultado da Gestão da ex-prefeita Lucia Mariano graças ao forte investimento na área de infraestrutura, ajudando, assim, o município se desenvolver e obter o bom resultado.

INDÍCE IFGF

Composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida –, o IFGF tem uma metodologia que permite tanto comparação relativa quanto absoluta, isto é, o índice não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos. Dessa forma, é possível especificar, com precisão, se uma melhoria relativa de posição em um ranking se deve a fatores específicos de um determinado município ou à piora relativa dos demais.

O IFGF tem uma leitura dos resultados bastante simples: a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.

 Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário