Nesta segunda-feira (27), o Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, recebeu uma equipe de engenharia de Recife para avaliação da parte estrutural da ala onde funcionava o alojamento Canguru. O setor foi interditado em janeiro de 2016 por problemas no teto, especificamente na laje, ocorrido depois de chuvas intensas. Avaliado pela defesa civil do município, toda a ala foi interditada. “Vinte leitos funcionavam nessa ala interditada. Além do alojamento Canguru foi preciso fechar também a enfermaria de recém nascidos em tratamento, repousos de médicos e equipe de enfermagem. Os pacientes, acompanhantes e médicos foram realocados para outros setores.” explicou a diretora médica do Hospital Dom Malan Ismep, Tatiana Cerqueira.
De acordo com o engenheiro Ricardo da Silva Junior, uma unidade hospital sofre 2,5% de depreciação a cada ano. Um hospital com mais de 40 anos de construindo precisa de manutenção e investimentos constantes. A equipe deve seguir a recomendação do laudo da defesa civil. “A gente vai fazer um reforço em toda a estrutura de cobertura para só assim reabrir toda essa ala do hospital,” explicou.
Novos Projetos
De acordo com a gestão, a ideia de reabrir a ala é para trazer mais conforto aos pacientes e funcionários do hospital. “Com a nova ala reaberta nós vamos otimizar o atendimento já que os pacientes ficarão pertinho da sala de parto, bloco cirúrgico e a unidade de cuidados intensivos (UCI), onde estão os plantonistas,” finalizou Dra. Tatiana Cerqueira.
Hospital
Com 92 anos de fundação, referência no atendimento materno infantil para 54 municípios dos Estados da Bahia e de Pernambuco, o HDM ISMEP tem 255 leitos no total. “A partir da avaliação da equipe de engenharia, nós vamos começar os reparos e a elaboração do projeto para toda a estruturação do centro acadêmico, com o aval da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Nós queremos estar sempre melhorando nossos serviços e o atendimento à população,” destacou a superintendente do Instituto das Medianeiras da Paz (ISMEP), Irmã Fátima Alencar.
Com informações:Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan Ismep