Começo de ano letivo na rede municipal. Muitas expectativas de alunos e dos profissionais de ensino nas 82 unidades de ensino da cidade e da zona rural, nessa primeira semana. Todos com um único objetivo: fortalecer o aprendizado e explorar ao máximo as oportunidades geradas a partir da inovação do ensino municipal, em Petrolina, que a cada ano vem se aperfeiçoando e despontando como um dos melhores de Pernambuco.
Este ano, a secretaria de Educação tem como novidades, as novas tecnologias de aprendizagem, a exemplo do ensino estruturado de 2º ao 5º ano e a correção de fluxo do 6º ao 9º ano. A secretaria de Educação de Petrolina define o momento de reinício das aulas como de grande expectativa e alegria e muita confiança nas conquistas da Educação para 2013. “É uma grande família interagindo para que se tenha o melhor em nível de aprendizagem, “exalta a secretaria de educação, Célia Regina.
Segundo a gestora, a Seduc vai dar continuidade às reformas das unidades educacionais do município. “Já reformamos 80% dos prédios, entre escolas e Cmei(Centro Municipal de Educação Infantil), “complementa. Célia Regina também cita o cuidado contínuo e focado nas novas avaliações do LSE(Levantamento de Situação Escolar) para implementar ainda mais melhorias.
Para melhorar a locomoção dos alunos, dez ônibus atendem a demanda. Já nas áreas ribeirinhas, todas as rotas fluviais serão realizadas pelas lancha. Desde 2012, duas já faziam o transporte dos estudantes e mais três foram adquiridas para atender a demanda total, a partir desse ano. A navegação da lancha escolar é de uso exclusivo em águas abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não são verificadas ondas com alturas significativas que não apresentem dificuldades ao tráfego da embarcação. Cada lancha comporta 20 pessoas e possui 7,30 metros de comprimento, extintor de incêndio, rádio comunicador, luzes de navegação, sirene, coletes salva-vidas, entre outros equipamentos. Os transportes aquáticos foram adquiridos pelo município através do Programa do Governo Federal, ‘Caminho na Escola’, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC).
“Temos procurado atender as necessidades da Rede Municipal de Educação, como as reformas nas escolas, os laboratórios de informática, a valorização dos professores, aquisição de ônibus e lanchas, mais dignidade, segurança e conforto para que as crianças tenham na escola as condições necessárias para o desenvolvimento o aprendizado”, conclui a secretaria de Educação de Petrolina.
ASCOM/PMP
Blog do Banana