Na noite última quarta (04), Petrolina recebeu uma comitiva formada pelos principais diretores do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE), no Primeiro Encontro Regional do Sertão de profissionais da categoria com o conselho, realizado numa das salas de conferências do hotel Quality. Antes da realização do evento, no período vespertino, a comitiva foi recebida na prefeitura pela Secretaria da Cidade, através da Secretária Executiva de Urbanismo, Monica Nahú, que estava representando o Prefeito Julio Lóssio. Na oportunidade puderam construir um diálogo com base no compartilhamento de ideias e opiniões sobre as demandas urbanísticas e dificuldades enfrentadas pelos profissionais desse setor no município.
Instituição fundada em 2010, com o intuito de assegurar os direitos e deveres profissionais, o CAU iniciou a agenda dos encontros regionais em Caruaru, no dia 14 de maio. “O objetivo desses encontros é interiorizar as ações do conselho e apresentar para os municípios, através dos profissionais de arquitetura e urbanismo, o papel do órgão na conjuntura de organização urbanística dos perfis das cidades, e a gestão municipal é o centro dessas transformações”, afirma o presidente do Conselho, Roberto Matezuma.
Para a secretária Executiva de Urbanismo do Município, Monica Nahu, “esse encontro foi importante para juntos definirmos parâmetros profissionais a cerca da resolução nº 21 (que segue as diretrizes da Lei n° 12.378, de 31 de dezembro de 2010, que define entre outras obrigações dos profissionais, a exclusiva concepção e execução de projetos;). Estaremos atentos a seguirmos dessa maneira as legitimas recomendações do Conselho e da Gestão do nosso município”, esclarece.
Ainda sobre a visão da secretária “Petrolina é polo regional, e é uma das cidades que mais crescem do país. Necessitamos de mais debates com a categoria profissional e seguimentos civis da sociedade, no intuito de fortalecer o olhar e postura técnica dos arquitetos e urbanistas, sendo esse um diferencial para a construção e alinhamento de uma cidade que segue em ritmo não só de crescimento, mas também de desenvolvimento”, defende Monica Nahú.
Blog do Banana