Saúde

Gestores avaliam resultados da Central de Regulação Interestação de Leitos em reunião ordinária

Reunidos na XVII reunião ordinária do Colegiado de Co-gestão da Macrorregião Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco, o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, a representante da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Ana Paula Sóter, os secretários municipais de saúde de Petrolina, Lucia Giesta, e de Juazeiro, Ubiratã Pedrosa, e representantes de outros municípios que integram a macrorregião, avaliaram o funcionamento da Central de Regulação Interestação de Leitos (CRIL PE/BA) e os ajustes que devem ser feitos para potencializar o seu atendimento.

 De acordo com o secretário Estadual de Saúde da Bahia, Jorge Solla, a CRIL já regula mais da metade das internações realizadas pelo SUS em Juazeiro e Petrolina. “Regulamos mais de 50% das internações e temos um atendimento efetivo das solicitações superior a 93% nessa região. É um desempenho muito bom, que tem qualificado o acesso à rede hospitalar e permitido o acompanhamento adequado de todas as vagas e potencialidades de utilização dos hospitais da região”, afirmou o gestor, salientando que a única Central de Regulação Interestação de Leitos em funcionamento no país é resultado de uma parceria entre os municípios, estados e o Governo Federal.

Na reunião, que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, o Colegiado ainda avaliou algumas dificuldades enfrentadas pela CRIL no atendimento aos pacientes de saúde mental. Segundo a coordenação, seria importante a implantação do CAPS III na região para oferecer a assistência necessária a esses usuários. “Pensando na realidade do nosso município, buscamos a habilitação do serviço e, em breve, Petrolina terá um CAPS III, o nosso Hospital da Mente, funcionando 24 horas para acolher os pacientes com algum tipo de transtorno e que precisem de um cuidado especial”, declarou a secretária municipal de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, acrescentando que a iniciativa vai contribuir para a redução dessa dificuldade na região.

Ao final do encontro, os gestores foram informados que na próxima semana deve ser divulgado um parecer do Banco Mundial acerca do Plano de Aquisição do projeto QualiSUS-Rede. O projeto visa apoiar a Rede Interestadual de Saúde, que liga Petrolina (Pernambuco) e Juazeiro (Bahia), a fim de fortalecer os atendimentos, melhorar a estrutura física e tecnológica, investir na qualificação permanente de pessoal, fortalecer a gestão e garantir o acesso a insumos e medicamentos. O recurso previsto para Pernambuco é de R$ 6,6 milhões.

Fonte: Ascom PMP

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress