Gonzaga Patriota surta de vez, e pede a FBC para relatar o seu projeto de papel sobre transposição do Rio Tocantins

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) – conhecido como o senador das águas – concedeu recentemente entrevista ao Blog do Banana, garantindo que o projeto que visa realizar melhorias ao Rio São Francisco deve ser estudado. Então, se o senador afirma que deve ser estudado é sinal de que o mesmo não tem o conhecimento técnico, econômico ou ambiental necessário.

Entre os ambientalistas, o projeto é muito criticado, principalmente, devido às condições críticas do rio na sua cabeceira, situado no estado de Tocantins.

Na contramão, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) tem afirmado e decantado em toda a região Nordeste, que a proposta é viável. Então, por que esse relatório já não se encontrava pronto?

Destaca-se, que há mais de 27 anos o projeto tramita sem nenhuma sustentação técnica, ambiental ou econômica na Câmara dos Deputados, tendo, somente agora, no ano pré-eleitoral sido aprovado pela Comissão de Orçamento e Finanças do Legislativo Federal.

Na entrevista, cedida em agosto ao blog, FBC pontuou que o processo é lento, tendo em vista, as questões ambientais que estão envolvidas.

“Só pra você ter uma ideia, a licença ambiental da transposição levou quatro anos para transpor dentro de uma mesma bacia, porém, se tratando de uma transposição de uma bacia para outra é mais complexa e deve levar de cinco a dez anos”, disse o senador.

Recentemente, o projeto foi encaminhado a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado da República, depois de aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados.

Diante disto, imagina-se, que um país sem orçamento, credibilidade internacional e sem água no Tocantins, o que está querendo o deputado Gonzaga Patriota?

Ainda, especula-se que Gonzaga Patriota esta tentando jogar esse projeto para plateia ou descredibilizar o senador petrolinense – que possui conhecimento técnico e não deve se expor perante os ambientalistas, diante dessa proposta sem sustentação.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário