Ratificando as críticas que já fez em relação a ações do Governo Dilma para tentar minimizar os efeitos da estiagem, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) voltou a centrar o discurso sobre o tema. Ontem (12), no plenário da Câmara, o parlamentar defendeu que o restante das obras da transposição do Rio São Francisco seja entregue ao Exército Brasileiro.
Gonzaga mencionou o convite que recebeu do general de brigada Carlos Alberto Maciel Teixeira – Comandante do 1º Grupamento de Engenharia de Construção do Exército – para percorrer, em comitiva, os estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba (beneficiados pela transposição).
E pelo que viu, junto com outros integrantes da comitiva, o 1º Grupamento está com as obras sob controle, em relação ao Eixo Norte do projeto, em Cabrobó (PE), à outra tomada d’água, do Eixo Leste, em Floresta (PE) que deve ser concluída dentro do prazo (até dezembro próximo). Mas o parlamentar pernambucano contatou, por outro lado, que as demais obras – parte desses dois canais de integração do Rio São Francisco com outros rios em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba – estão caminhando a passo de tartaruga ou simplesmente paralisadas. “Nós nos perguntamos: por que o governo não entrega essas obras ao Exército?”, comentou.
Ainda de acordo com o deputado, basta o governo instalar quatro bombas nas tomadas de água dos canais dos Eixos Leste e Norte, e concluir pouca coisa que falta nos canais de partida do Rio São Francisco, para levar água a quem mais está precisando neste momento.
Blog do Banana