A gestora destacou a missão internacional de 15 dias
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, visitou a Folha de Pernambuco na manhã desta terça-feira (14).
Acompanhada dos secretários da Casa Civil e Comunicação, Túlio Vilaça e Rodolfo Costa Pinto, respectivamente, a gestora foi recebida pelo presidente do Grupo EQM, do qual a Folha de Pernambuco faz parte, Eduardo de Queiroz Monteiro; pela vice-presidente do jornal, Mariana Costa; pelo diretor-executivo, Paulo Pugliesi; pelo diretor operacional, José Américo; e pela editora-chefe da Folha, Leusa Santos.
Também participaram do encontro a gerente geral da Rádio Folha 96,7 FM, Marise Rodrigues, as colunistas Roberta Jungmann e Patrícia Raposo, o radialista Tarcísio Regueira (o Bocão), a gerente administrativa da Folha, Ivone Palácio, a gerente de mercado, Tânia Campos, e demais jornalistas.
Na Folha, a governadora de Pernambuco destacou a missão internacional de 15 dias, com passagens por China e Dinamarca.
Nos países, Raquel Lyra participa, junto com uma comitiva que inclui o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, de agendas para assegurar e ampliar investimentos para Pernambuco.
“Agradeço a possibilidade que a gente tem de debate aberto, construtivo de olhar para frente de maneira muito justa. A gente tem tido sempre a oportunidade de posicionar o governo do estado de Pernambuco”, destacou a governadora.
China
Na China, estão previstas passagens pela cidade de Chengdu, em Sichuan, pela capital Pequim e por Xangai.
A gestora deve ter contato com empresas dos setores de infraestrutura, tanto de estradas, quanto de portos e ferrovias, além de empresas de tecnologia voltada para o setor energético, celulose, maquinário agrícola e de uma fabricante de trens.
O setor produtivo de Pernambuco será apresentado ao empresariado chinês. A viagem também busca novas conexões entre portos chineses e o Porto de Suape. A busca por oportunidades de negócios com a China acontece no momento em que o país enfrenta uma sobretaxa de 100% imposta pelos Estados Unidos, e que deve vigorar a partir de novembro.
No país oriental, também estão previstas reuniões para negociar a venda de açúcar e de frutas produzidas no Vale do São Francisco.
Compesa
Ainda na China, Raquel Lyra irá ao New Development Bank (Banco do Brics), presidido pela ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, onde buscará investimentos para a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O leilão de concessão da empresa deve acontecer em dezembro.
Dinamarca
No segundo destino, a Dinamarca, onde desembarca no dia 23, a governadora vai conhecer a APM Terminals e Maersk, empresa que está investindo R$ 2 bilhões na construção de um novo terminal de contêineres no Complexo Portuário Industrial de Suape, e também irá à European Energy, que vai instalar uma planta de produção de e-metanol no complexo.
Em Copenhague, a comitiva fará uma palestra sobre os atrativos comerciais da América do Sul, buscando fortalecer o setor sucroenergético no estado. Deve dialogar com empresas dos seguimentos de energias renováveis, infraestrutura, de água e saneamento e tecnologia, com foco, também, na aplicada à indústria de óleo e gás.
“Vamos à Dinamarca, visitar lá a European Energy, que é a empresa que vai instalar uma planta aqui em Pernambuco. Já estamos com arrendamento feito, com licença concedida. Agora é eles implantaram o cronograma deles era implantar a a planta deles primeira na Europa de e-metanol na Dinamarca em dezembro do ano passado e começou a funcionar no ano passado. E o investimento que vem para cá é três vezes maior do que o que tem lá”, destacou Raquel.
