A Prefeitura Municipal de Curaçá vem executando instalação de poços tubulares em locais estratégicos no Município visando combater os efeitos da seca. As Fazendas Lagoa do Campestre, Barra, Caraibinha, Pinto, Poço de Dentro, Caladinho, Surubim e Brandão são algumas das beneficiadas com essa obra.
Os poços estão sendo instalados com grupo gerador, casa de bomba, reservatório e bebedouro para animais. Em Lagoa de Dentro, já pronto, o sistema vai beneficiar mais de 20 familias e cerca de seis mil cabeças de animais, que antes tinham que andar cerca de 9 quilômetros para beber água. Quem tinha condição pagava carro pipa. De acordo com André Félix, Operador de Saneamento do Saae, o custo por pipa, para aquela comunidade é de aproximadamente R$ 110 reais por carrada. “Os produtores estão agradecidos por ter água perto para seus animais e pessoas. Já convidaram o Prefeito para fazer até uma inauguração ainda esse mês”, completou André.
André, que acompanha o processo de instalação dos motorbombas, revelou que na
Fazenda Pinto também já está pronto o sistema, com energia elétrica, bomba submersa reservatório e bebedouro para os animais beneficiando cerca de dois mil animais e 10 famílias. “No Caladinho, o poço está também instalado com energia elétrica e bomba submersa, e beneficia mais de 80 famílias. O projeto da rede distribuição já está concluído e compra da tubulação já feita. Na próxima semana começa a execução da obra conforme garantiu o Prefeito em reunião feita na Comunidade, no dia 23 de junho”, completou o Operador.
Na Fazenda Buião e região, conforme informações de André, o equipamento para instalação do poço já foi comprado, faltando somente a execução. Na Fazenda Vitorino também, faltando somente a Coelba ligar a energia, o que é o mesmo caso da Fazenda Caxaqui. Nos casos de Fazenda Retiro, em Mundo Novo, e Urtiga, em Patamuté, os equipamentos também já estão comprados e a execução da obra obedece a uma sequência de instalações de poços de outras regiões. “Há um cronograma de instalações, como o da Fazenda Maria Preta, em São Bento, que antecede. Esse agendamento está certo e logo mais todos os poços serão instalados”, garantiu André.
O Prefeito Carlinhos Brandão falou da importância dessas obras para o Município e da economia que elas geram. “Cada sistema todo completo custará cerca de 50 mil reais ao Município. Nessas comunidades os custos com pipas podem chegar a 10 mil reais por mês e não resolve o problema. Nosso Governo trabalha nesse sentido de mudança. Acabar com o atraso do carro pipa e resolver para sempre os problemas das comunidades do Interior”, justificou Carlinhos.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá
Blog do Banana