Governo de Pernambuco assina ordens de serviço para implantação das Copes de Águas Belas e Paranatama

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Governo de Pernambuco assina ordens de serviço para implantação das Copes de Águas Belas e Paranatama*

 Nos dois municípios, as Centrais de Oportunidades devem beneficiar 12,5 mil pessoas

Mais duas ordens de serviço foram assinadas pelo Governador Paulo Câmara, autorizando a implantação da Central de Oportunidades de Pernambuco (COPE) nos municípios de Águas Belas e Paranatama, respectivamente comandados por Luiz Aroldo e Valmir do Leite. Em Águas Belas, 10 mil pessoas serão beneficiadas. Já em Paranatama serão duas mil e quinhentas. Já existem 21 unidades em funcionamento em todas as regiões do Estado, número quase semelhante ao de Agências do Trabalho (29).

“O projeto da Central de Oportunidades foi articulado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, com o objetivo de ajudar quem está em busca de emprego, quem deseja empreender ou quem busca qualificação”, disse a secretária executiva do Trabalho e Qualificação, Romana Sousa.

A COPE é um equipamento que reúne serviços do Expresso Empreendedor, da Agência do Trabalho, da Junta Comercial de Pernambuco e da Agência de Empreendedorismo (AGE), que coordena o Programa de Crédito Popular. Neste espaço, também haverá cursos de qualificação, uma marca da gestão da SETEQ desde 2019, chegando nestes últimos três anos e meio a 50 mil pessoas beneficiadas com treinamentos, capacitações e qualificações, com projetos como o Ideia e o programa Novos Talentos.

A demanda do setor de serviços é prioritária na Cope, com destaque, ainda, para assistência aos pequenos produtores rurais e comerciantes locais, que são aqueles que buscam financiamento do Crédito Popular.

Os custos para implantação dos equipamentos serão realizados pelos municípios. O Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, fará entrega do KIT Cope para algumas unidades e o treinamento das equipes para prestação de serviços. Tanto a Cope de Águas Belas, quanto a de Paranatama funcionarão em imóveis disponibilizados pelas Prefeituras de cada município, em locais que ainda serão divulgados. Os espaços vão garantir acessibilidade, comodidade e segurança aos moradores.

Foto: Heudes Régis

Related Posts