Governo de Pernambuco lança programa de qualificação profissional com 25 mil vagas em cursos gratuitos

As modalidades oferecidas tem como foco a empregabilidade da população, a exemplo das vagas nas áreas de logística, beleza e construção civil, como também na qualificação empreendedora, com as categorias sobre empreendedorismo, finanças e gestão

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A iniciativa se divide nas modalidades Qualifica Trabalho, com abertura de 15 mil vagas de formação profissional até dezembro de 2024, e Qualifica Empreendedor, com nove mil vagas de qualificação empreendedora até 2025.

As formações oferecidas tem como foco a empregabilidade da população, a exemplo das vagas nas áreas de logística, beleza e construção civil, como também na qualificação empreendedora, com as categorias sobre empreendedorismo, finanças e gestão.

“Queremos garantir qualificação profissional em todo o Estado, de acordo com as vocações empreendedoras de cada região. Aqui, com os nossos parceiros do Sistema S, vamos fazer o programa de maneira descentralizada. E ao final dessa jornada de formação, queremos alinhar isso com a formalização de empresas a partir da Jucepe, e a garantia do microcrédito através do Programa Bora Empreender”, explicou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, durante a cerimônia de lançamento realizada no Cais do Sertão, nesta segunda-feira (20).

Os cursos ofertados pelo Qualifica PE são gratuitos e as primeiras aulas devem ser iniciadas a partir do dia 3 de junho. Importante destacar que este primeiro bloco contará com a abertura de 591 turmas em 53 municípios e todas as aulas serão realizadas presencialmente. No total, serão mais de 25 mil vagas ofertadas nas 12 regiões de desenvolvimento do Estado. 

Segundo a governadora, os investimentos para o programa estadual de qualificação profissional ultrapassam o montante de R$ 5 milhões. “Mas isso se trata só da primeira etapa. Este ano ainda vamos lançar novas etapas, com novos recursos do Governo de Pernambuco que serão garantidos para as vagas dentro do programa”, explicou Raquel Lyra.

“Nós fizemos um amplo estudo sobre as cadeias produtivas e sobre o que o mercado está demandando a Pernambuco. Então, diferentemente do que acontecia no passado, que os cursos vinham de acordo com o que a instituição queria, agora o mercado que está ditando a regra e a gente faz a formação empreendedora já vocacionada para que haja empregabilidade de quem se forma nesses cursos”, completou a chefe do Executivo.

A governadora Raquel Lyra também antecipou que novas parcerias com o Sistema S serão formalizadas ainda neste primeiro semestre. Desta vez, será por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE-PE), com ações desenvolvidas dentro das escolas da rede estadual tanto para a formação dos estudantes que estão cursando o ensino médio, quanto para aqueles que estão matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nas escolas técnicas.

Com informações: JC Online

Related Posts