Governo do Estado inaugura Escola de Inteligência de Pernambuco

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A governadora Raquel Lyra inaugurou, na tarde desta sexta-feira (15/12), a Escola de Inteligência de Pernambuco (ESINT-PE). Unidade de Capacitação do Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social – CIIDS, a ESINT é responsável pelo planejamento, elaboração, coordenação e execução dos projetos de cursos de inteligência do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública do Estado de Pernambuco – SEINSP. Também oferece o suporte técnico e logístico aos cursos de inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP/MJ realizados na cidade do Recife.

Funcionando no bairro de Santo Amaro, em um prédio que passou por uma grande reforma, a Escola conta com recepção, sala ambiental, laboratório ambiental, unidade de operações, sala de briefing, sala de espera, copa, alojamentos, banheiros, auditório, sala de aula, laboratório de informática, salas administrativas, sala de reunião, armaria e sala de equipamentos. A obra iniciada em 2022, mas não concluída na gestão anterior, conta com um investimento total de R$ 2.075.751,54, englobando também os equipamentos, provenientes de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Tesouro Estadual. Durante o exercício de 2023, foram executados R$ 1.270.950,14.

“A Escola de Inteligência é um sonho que passou por vários gestores e hoje se realiza, com um local pronto para formar nossos profissionais com cursos e capacitações, mantendo Pernambuco pioneiro em Inteligência em Segurança Pública”, frisou o delegado Felipe Costa, Gerente Geral do Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social (CIIDS).

A ESINT-PE tem a missão primordial de capacitar e desenvolver recursos humanos para o exercício da atividade de Inteligência, em conformidade com a Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública. E elevar Pernambuco ao status de referência nacional em ensino, pesquisa e produção de conhecimento para a comunidade de Inteligência, trazendo ainda mais prestígio e reconhecimento aos cursos proporcionados pelo Estado.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, agradeceu à governadora pelo investimento na inteligência policial. “Inteligência é a chave de investigações bem-sucedidas. Pra isso precisamos formar nossos policiais para entrar no sistema de inteligência e aprimorar os que já estão no sistema, uma vez que vivemos num mundo muito dinâmico, com mudanças a todo o momento. Aqui teremos inteligência, educação e qualificação do servidor, algo que colocamos no Plano Juntos Pela Segurança: Investimento em inteligência para trazer melhores resultados para a segurança púbica”, destacou Alessandro Carvalho.

A governadora enfatizou o compromisso com a qualificação dos profissionais da Segurança Pública. “Temos um investimento de 1 bilhão de reais para a Segurança Pública no nosso Estado, para permitir que a gente tire Pernambuco do mapa da criminalidade, devolvendo a marca de liderança positiva, no Nordeste e no Brasil. Um projeto pensado desde 2004 e que só agora, em 2023, é que a gente consegue ver o sonho virar realidade”, mencionou.

“E não queremos esperar passar tanto tempo para transformarmos em realidade outros sonhos da estruturação da segurança pública em Pernambuco, do fortalecimento das nossas forças operacionais de polícia, da integração com outros órgãos de segurança, permitindo que sejamos mais assertivos e devolver a Pernambuco a paz social”, finalizou Raquel Lyra.

Atualmente, os cursos da ESINT são supervisionados e realizados pelo Campus de Ensino Recife CERE (ACADEPOL). A partir de 2024, todos os cursos do SEINSP serão supervisionados e realizados pela ESINT.

Também esteve presente na inauguração, o diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp/MJSP), Romano Costa, além da vice-governadora Priscila Krause; a secretária executiva de Defesa Social, Dominique de Castro e os chefes e comandantes das Operativas da SDS (Polícias Civil, Militar e Científica, Corpo de Bombeiros, Corregedoria e Defesa Civil), entre outras autoridades civis e militares.

Related Posts