Carnaval

Governo do Estado lança campanha para garantir a segurança e inclusão no Carnaval da Bahia

Para assegurar um local de denúncia contra violações de direitos humanos, o Governo do Estado, em colaboração com órgãos governamentais e o Sistema de Garantia de Direitos, lançou, nesta quinta-feira (8), a campanha de Plantão Integrado dos Direitos Humanos. O evento aconteceu na área externa do Centro de Estudos Afro Orientais da Universidade Federal da Bahia (Ufba-Ceao), no Largo 2 de Julho, marcando o início das operações voltadas para proteger e defender os direitos fundamentais durante o Carnaval.

O vice-governador e coordenador geral do carnaval, Geraldo Júnior, enfatizou, durante o lançamento da iniciativa, o compromisso do governo em assegurar a segurança e inclusão de todos os foliões durante o Carnaval da Bahia: “a campanha é uma demonstração clara desse comprometimento, visando proteger e defender os direitos fundamentais de cada pessoa que participa dessa festa tão significativa para a cultura baiana”.

A inciativa, executada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), irá contar com pontos fixos nos circuitos da festa, estabelecidos na sede da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), na Rua Carlos Gomes/circuito Osmar, e na Barra, no circuito Dodô, no Edifício NAU, Rua Alfredo Magalhães, 115. O Plantão Integrado reúne diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil que atuam conjuntamente para prevenir e intervir em situações que possam ameaçar ou violar os direitos humanos durante os festejos.

Para o secretário da SJDH, Felipe Freitas, a importância da garantia dos direitos humanos durante o Carnaval da Bahia é fundamental: “o Carnaval da Bahia é uma celebração cultural de enorme relevância não apenas para os baianos, mas, também, para o Brasil e o mundo. É crucial garantirmos que todas as pessoas que participam desse evento possam fazê-lo de forma segura e respeitosa. Essa iniciativa assegura que os direitos fundamentais de cada indivíduo sejam protegidos, independente de sua origem, identidade ou orientação”.

Veja também  UBSs de Petrolina vão ampliar horário de vacinação até final de fevereiro

A cerimônia de lançamento foi enriquecida por apresentações artísticas e culturais, incluindo o Projeto Axé, a Orquestra Neojiba, Pierrôs e Drags. Além disso, um cortejo performático, liderado pelo AfroDef, e o carro de som de Marcelo Zig percorreram as ruas e praças do 2 de Julho, em direção à sede do Procon-BA central, marcando a abertura oficial dos Plantões Integrados.

Proteção social

O Plantão Integrado é um espaço onde se reúnem órgãos públicos das três esferas de governo e entidades da sociedade civil que compõem o Comitê de Proteção Integral. O objetivo é atuar, de forma conjunta, na proteção e defesa dos direitos humanos, seja prevenindo situações de violação, seja atendendo casos em que a situação de risco já esteja instalada

Durante todos os dias da folia, que se estende de quinta-feira (8) até terça-feira (13), equipes estarão a postos nos pontos fixos para atendimento, recepção e registro de denúncias, além do encaminhamento de possíveis casos de violações de direitos. Os Plantões Integrados visam atender públicos prioritários da estratégia, como crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, pessoas idosas, pessoas LGBTQIAPN+, consumidores, mulheres, pessoas negras e catadores de recicláveis.

Para ampliar a conscientização e incentivar denúncias, a SJDH lançou a campanha ‘Respeito é Nosso Direito!’, integrada ao Projeto Direitos Humanos nos Eventos Populares da Bahia. Equipes volantes distribuirão materiais informativos nos circuitos, convocando todos a combater violências e denunciar possíveis casos através do canal nacional Disque 100 e dos Plantões Integrados.

Veja também  Terminam amanhã inscrições para bolsas do Prouni

Repórter: Tácio Santos/GOVBA

Compartilhe: