A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República deve abrir, até o fim do ano, uma licitação que pretende aumentar a equipe de comunicação digital do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O orçamento deve ser de mais de R$ 150 milhões para a contratação, em 2024, das empresas para ativações na internet, tanto das contas ministeriais, como das redes oficiais do governo. Segundo o ministro da Secom, Paulo Pimenta, o governo, desde o início do mandato de Lula, não tem “agências para a área digital”.
O contrato que é usado para atender as demandas atuais é do Ministério de Ciências e Tecnologia, que vence este ano.
À CNN, Pimenta afirmou que as empresas que vencerem as licitações ficarão responsáveis pela criação, gestão e publicação dos conteúdos. As vencedoras do certame farão o monitoramento das campanhas, detalhando alcance e engajamento.
Sobre impulsionar as publicações nas redes para que tenha maior alcance de leituras e maior engajamento, segundo o ministro, só o conteúdo institucional poderá ser impulsionado.
“Hoje já fazemos impulsionamento em campanhas institucionais e de prestação de serviços. Não podemos fazer conteúdo impulsionado na rede do presidente, porque só fazemos de conteúdo institucional. Não existe previsão legal para uma possibilidade de impulsionamento das redes do Lula”, declarou o ministro.