O Sistema Grande Rio de Comunicação vem de público informar a tentativa de fraude para manipular o resultado de uma enquete informal realizada em nosso site – www.granderiofm.com.br. Indícios mostram que pessoas, em favor de alguns candidatos citados nas opções de resposta à pergunta “Quem você acha que deve ganhar as eleições 2012?”, usaram de recursos tecnológicos para alterar a votação e prejudicar o caráter de isonomia estabelecido pelo sistema implantado.
A tecnologia de enquetes escolhida pela Grande Rio FM permite apenas um voto por endereço IP, que é número de identificação dos computadores ligados à internet. Além disso, as opções se apresentam de forma randômica a cada acesso. Esses dois diferenciais, por si só, garantem a isenção do site e a igualdade perante os votantes.
Porém uma investigação minuciosa realizada por técnicos contratados pela Rádio verificou que houve a tentativa de fraude com o uso de programas de computador que usam o IP de servidores internacionais (proxy), possibilitando votações múltiplas por um mesmo usuário de internet.
No relatório, é possível constatar inclusive de onde partiam as votações com data/hora, cidade e números de IP utilizados. Entre os indícios de que o sistema foi vítima de uso desses artifícios, verificou-se que candidatos receberam votos com espaço de menos de 1 minuto, de maneira consecutiva e durante horas, algumas vezes durante a madrugada.
Diante desse fato, torna-se necessário destacar que não houve nenhuma invasão hacker ao site da Grande Rio FM e a página se mantém segura para todos os usuários. Além disso, lamentando esse episódio antidemocrático, informamos oficialmente ao nosso internauta que a enquete foi cancelada, sendo seus resultados desconsiderados.
Não trabalhamos com maquiagem, com falsa informação e manipulação de resultados ou defesa de A ou B. Por isso, já estamos tomando as devidas providências para evitar acontecimentos futuros.
É importante ressaltar, ainda, que a enquete não se trata de pesquisa de intenção de voto. É desnecessário o comportamento de pessoas ligadas a determinados candidatos que se aproveitam de ferramentas na internet para burlar resultados ou tirar proveito.
Enquete é apenas uma ferramenta disponível exclusivamente para obter a opinião, seja do ouvinte ou do internauta, de maneira informal. Os resultados não influenciam no voto das urnas e não têm valor científico como pesquisa política de intenção de voto. Trata-se da simples opinião sobre determinado assunto.
O nosso compromisso é com a total isenção e lisura de todo e qualquer trabalho via rádio ou site. Não compactuamos com esses métodos e mais uma vez ratificamos aqui o compromisso com a verdade dos fatos.
Fonte: Grande Rio FM
Blog do Banana