Granito se destaca mais um vez no ranking do Projeto Cidades Pacíficas do MPPE

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A cidade de Granito, no Sertão do Araripe pernambucano, ficou em segundo lugar no ranking do Projeto Cidades Pacíficas do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A nova lista foi anunciada na terça-feira, 22, com outras cidades sertanejas entre as cinco mais bem classificadas no levantamento quando o assunto é a cultura da paz.

Granito é administrada pelo prefeito João Bosco Lacerda, do PT, que conhece bem a cidade que comanda. Esta já é a terceira passagem de João Bosco no comando dos destinos de Granito.c

CERTIFICAÇÃO

Segundo os dados compilados até maio deste ano, a cidade com o mais alto índice de pacificação no Estado, correspondendo à adoção de medidas concretas para redução da violência em âmbito municipal, é Quixaba. Ela é seguida de Granito, em segundo lugar; Santa Filomena em terceiro; Cachoeirinha em quarto; Cabrobó, em quinto. O Ranking de Pacificação pode ser acompanhado pelo cidadão acessando o painel compartilhado aqui: https://bit.ly/3zPhDsj.

“O papel do município é vital na promoção da segurança pública. Na esfera estadual, contamos com o Pacto pela Vida, que tem foco maior na repressão, com as ações das polícias, cabendo aos municípios a colaboração nesse processo por meio da adoção de medidas preventivas. O MPPE entende essa importância dos gestores municipais no processo de construção da cultura de paz”, disse o procurador geral de justiça de Pernambuco, Paulo Augusto Freitas.

Quatro cidades já foram certificadas pelo projeto: Lagoa Grande, Escada, Caruaru e Gravatá. Essas duas últimas com certificação destaque por terem inovado no combate à violência e criminalidade. A certificação atesta a realização de ações efetivas, por parte do Governo Municipal, na prevenção à criminalidade e gera, além das conquistas para a população, a possibilidade de obter recursos públicos e privados para investimentos na qualidade de vida dos cidadãos.

Com o Cidade Pacífica, as cidades se comprometem em apresentar medidas distribuídas em eixos temáticos: Guarda municipal pacificadora; Segurança nos estabelecimentos comerciais/bancários; Esporte pacificador/Cultura/Lazer; Mesa municipal de segurança; Proteção integrada pacificando escolas; Empresas solidárias; Transporte pacificador; Iluminação pacificadora; Pacificando Bares e similares (operação Bar Seguro); e Juntos pela segurança na saúde / Covid-19, dentre outras.

Related Posts