Manifesto

Grito da Terra marcha pelo centro do Recife para cobrar ações do governo

imagemUm grande grupo de trabalhadores rurais de todas as regiões de Pernambuco participa, nesta terça-feira (30), de uma manifestação para cobrar do Governo do Estado questões relativas à seca e à reestruturação produtiva do interior. A quarta edição do Grito da Terra Pernambuco, cuja concentração acontece desde as 12h na sede da Federação Estadual dos Agricultores (Fetape), no bairro da Boa Vista, irá percorrer várias ruas do centro do Recife.

Desde o início da tarde, o movimento de ônibus trazendo trabalhadores de vários municípios pernambucanos é intenso nas imediações da Rua Gervásio Pires, onde fica a sede da Fetape. A expectativa é que 5 mil pessoas participem do evento. Kits contendo lanche, água, camisa e boné foram distribuídos a todos os presentes. Os agricultores Everaldo Alves e Gilmar Cordeiro vieram de Ouricuri, no Sertão, para participar do Grito da Terra. Eles saíram da cidade natal ainda na noite da segunda (29) e enfrentaram mais de 10 horas de viagem.

“Nós viemos reivindicar medidas urgentes para reestabelecer a situação no interior e é muito bom ver a participação de gente de outras cidades aqui”, disse Alves. “A seca está forte lá em Ouricuri, nós já perdemos 80% do rebanho bovino e 60% do ovino”, lamentou-se Cordeiro.

Na pauta, a Fetape e os sindicatos dos trabalhadores rurais trazem 56 itens, dos quais 14 são tidos como pontos centrais. O documento já havia sido entregue ao governador Eduardo Campos no último dia 15 de abril e, agora, os agricultores irão cobrar respostas. “A pauta está dividida em ações emergenciais e estruturantes. Uma das principais reivindicações é a criação de uma Secretaria de Agricultura Familiar, que é uma pasta que já existe em nível federal”, explicou o presidente da Fetape, Doriel Barros.

O movimento também cobra, entre outras ações, mais oferta de água e alimento para os atingidos pela seca, a prorrogação do pagamento do programa Chapéu de Palha Estiagem e a implementação imediata da Política Estadual de Convivência com o Semiárido. Uma caminhada que contará até com trio elétrico levará o Grito da Terra até o Palácio do Campo das Princesas, onde o governador deve se reunir com alguns dos manifestantes. O encontro está previsto para as 15h.

Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) devem acompanhar todo o trajeto para organizar o tráfego pelo centro do Recife. Os agricultores vão marchar por vias importantes da região, como a Avenida Conde da Boa Vista. As duas entradas da Rua Gervásio Pires que fazem esquina com a avenida Visconde de Suassuna foram interditadas já no final da manhã. (G1)

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress